Como motivar seu filho a estudar: 5 dicas fundamentais

Estudo
19 | 01 | 2022

A rotina de estudos é importante para a formação das crianças. No entanto, nem sempre é fácil fazer com que elas se dediquem à escola — geralmente, elas preferem atividades mais divertidas e momentos de descanso. Nesse sentido, você sabe como motivar seu filho a estudar?

A verdade é que esse é um dos grandes desafios da relação entre pais e filhos, exigindo atenção para conseguir motivá-los naturalmente. Esse pode ser o diferencial para o relacionamento da criança com os estudos, influenciando em toda a sua vida — inclusive profissional.

Pensando nisso, preparamos esta lista com 5 dicas sobre como motivar os filhos a estudar. Vamos lá?

1. Estabeleça metas

Estabelecer metas é uma dica importante para diferentes tipos de conquistas, incluindo motivar os seus filhos para o colégio. Muitas vezes, ao pensar em todas as matérias que devem ser estudadas, o grande volume de páginas pode desestimular.

Do mesmo modo, ler um livro inteiro pode parecer muito difícil, desmotivando a criança. Portanto, uma dica é quebrar essas tarefas maiores em pequenas metas. Ler um número de páginas por dia, estudar apenas um capítulo, resolver uma folha de exercícios.

Quando as atividades são menores, a criança conclui com mais facilidade. Assim, ela ficará naturalmente mais motivada ao perceber a sua evolução e que, na verdade, a tarefa não é tão complicada quanto parecia.

2. Adote pequenas recompensas

Seguindo a ideia das metas, que tal criar pequenas recompensas para as conquistas? Após a conclusão das atividades maiores ou de um número de metas, você pode recompensar o seu filho pelo esforço com passeios, refeições diferentes, brincadeiras em família ou outros itens que façam sentido.

O mesmo pode ser aplicado para incentivar a criança a ir bem na escola. Acompanhe o desempenho de perto e ao perceber os resultados positivos, recompense. Por outro lado, ao perceber notas baixas, por exemplo, também é preciso saber como agir: tente identificar os motivos e trabalhe com o seu filho para ajudá-lo a se recuperar.

3. Crie uma rotina de estudos e descanso

A rotina escolar pode ser bastante cansativa: ir à escola, passar por todas as aulas, fazer tarefas e trabalhos, estudar para as provas e realizar outras atividades pode sobrecarregar a criança. Então é necessário ter atenção aos períodos de descanso.

Eles são importantes para evitar uma queda no desempenho causada por estresse, ansiedade ou cansaço excessivo. Ademais, pequenos intervalos nos estudos ajudam a relaxar a mente, fazendo com que o seu filho volte a estudar com maior foco e concentração. Logo, é possível otimizar o desempenho na rotina de aprendizado.

4. Insira atividades divertidas nos estudos

Outra forma de motivar os estudos é encontrar meios de tornar a rotina mais divertida. Após horas na escola, estudar em casa pode não ser tão animador, não é mesmo? Porém, existem formas de incluir brincadeiras e outras atividades no aprendizado.

Por exemplo, existem filmes baseados em dados históricos e documentários com uma linguagem mais acessível que podem ser interessantes. Utilizar letras de músicas, videogames, séries e desenhos pode ajudar a estudar idiomas como inglês ou espanhol.

Ademais, existem jogos educacionais, desenvolvidos com a finalidade de ajudar no aprendizado. Vale a pena pesquisar as alternativas, considerando a faixa etária e o ano escolar do seu filho para encontrar as que se alinham melhor às necessidades da família.

5. Tenha um relacionamento com a escola

Outra dica é contar com o suporte da escola, mantendo um relacionamento mais próximo. Afinal, eles têm um papel fundamental no ensino e podem auxiliar a família a encontrar meios de motivar os seus filhos, principalmente devido aos conhecimentos em relação aos métodos de aprendizado.

Na Associação Crescer Sempre, focamos na educação de qualidade que estimula a participação familiar para que as crianças desenvolvam todo o seu potencial. Então é possível ter contato com os professores para tentar encontrar as melhores formas de lidar com a rotina de estudos dos filhos.

Agora que você já sabe como motivar seu filho a estudar, é importante aplicar essas dicas na sua rotina familiar. Com a participação dos pais na vida escolar das crianças, inclusive com a proximidade em relação à instituição de ensino, é possível incentivar o desenvolvimento delas.

Quer acompanhar outros conteúdos importantes para auxiliar na vida escolar dos seus filhos? Então assine a nossa newsletter e receba novidades da Crescer Sempre por e-mail!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados