Gestão escolar: tudo que você precisa saber sobre

Primeira Infância
13 | 10 | 2021

A gestão escolar é um ponto fundamental na estruturação das instituições de ensino. Por isso, é preciso entendê-la para saber como avaliá-la. Isso trará informações relevantes para os pais sobre a decisão em relação à escola de seus filhos.

Ainda, com esse conhecimento, é mais fácil entender os impactos que a instituição tem no dia a dia do aluno e, consequentemente, no aprendizado. Então, que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto?

Continue lendo este conteúdo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre gestão escolar!

O que é gestão escolar?

A gestão escolar consiste no modelo educacional criado pela instituição de ensino, trazendo os detalhes que devem ser observados sobre a forma de administrar a escola. O principal objetivo é buscar resultados cada vez melhores, enquanto auxilia toda a equipe.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção às condições de trabalho, qualificação dos profissionais, qualidade do currículo, estímulos ao desenvolvimento dos alunos e à participação dos pais no processo de aprendizagem.

Assim, ela precisa lidar com diversos setores, como o administrativo, pedagógico e financeiro. Nesse sentido, vale saber que cada instituição tem liberdade para estruturar a sua gestão escolar da melhor forma, devendo apenas seguir as diretrizes básicas de educação.

Quais são os principais pilares de uma boa gestão escolar?

Para entender melhor como funciona a gestão escolar e o que observar, vale conhecer os seus pilares. Acompanhe a seguir!

Pedagogia

Esse pilar é a base da estrutura da instituição de ensino, pois lida com toda a parte educativa. Ela traz a proposta pedagógica, diretrizes de ensino, conteúdos, técnicas e formatos utilizados, entre outros fatores.

Diante disso, é essencial observar como é a gestão escolar em relação a esse setor. Afinal, é preciso que ela auxilie na motivação dos alunos e colabore, de fato, com o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades individuais, indo além da mera definição de currículos.

Ainda, é fundamental que a escola tenha uma visão de busca contínua por melhorias, revendo a gestão pedagógica com frequência visando a evolução na metodologia de ensino e práticas adotadas.

Administração

A escola também exige tarefas administrativas: atendimento aos pais, manutenção do patrimônio, controle financeiro e outros pontos são fundamentais. Assim, esse pilar se responsabiliza por integrar os diferentes pilares existentes e otimizar a comunicação interna, visando um trabalho conjunto que traga maior eficiência e qualidade para a instituição.

Recursos humanos

A escola conta com uma equipe completa para realizar as diferentes atividades: questões administrativas, ensino (corpo docente), limpeza, organização e outros detalhes necessários para o seu bom funcionamento.

Logo, é essencial que o setor de recursos humanos seja bem estruturado, seguindo a legislação e trazendo condições que colaborem com a motivação da equipe, que influenciará nos resultados apresentados aos alunos.

Controle acadêmico

O controle acadêmico engloba as diversas tarefas relacionadas a gestão de alunos, como matrículas, documentação, transferência, organização de turmas, gestão de notas e frequência, entre outros. Ela deve ser organizada para evitar erros e transtornos que podem atrapalhar o desenvolvimento do aluno.

Por exemplo, problemas no lançamento de notas ou frequências podem levar à necessidade de solicitar revisões, realizar provas desnecessárias ou, até mesmo, atrapalhar um processo de transferência, se for o caso. Portanto, a organização do controle acadêmico é imprescindível para a qualidade da instituição.

Qualidade do ensino

Por fim, não podemos esquecer da qualidade do ensino. É fundamental que ela seja trabalhada na gestão escolar, escolhendo bons materiais didáticos, com professores capacitados e boas técnicas para otimizar as aulas.

Um dos desafios enfrentados é conseguir manter a atenção dos alunos e estimular o aprendizado. Nesse ponto, a qualidade da gestão escolar na organização dos métodos de ensino merece maior destaque, afinal, pode ser o diferencial para o melhor desenvolvimento dos seus filhos.

Conhecendo mais sobre gestão escolar, você poderá avaliar como é a administração da escola do seu filho e tomar melhores decisões. Na Crescer Sempre, buscamos a transformação social por meio da educação de qualidade, customizada para as necessidades de nossos alunos e com impacto em toda a comunidade. Essa missão é refletida na estruturação da escola, beneficiando os alunos.

Gostou do conteúdo? Para esclarecer outras dúvidas sobre o tema, aprenda como fazer a escolha da escola infantil!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados