Fim das férias! Confira 7 dicas para ter um retorno às aulas sem sofrimentos

Estudo
18 | 05 | 2022

Sabemos que, após o merecido descanso das férias, o retorno às aulas pode parecer mais difícil, já que a rotina no recesso é totalmente diferente do período escolar. Por isso, se você está desanimado, com preguiça de estudar e falta de concentração, saiba que não está sozinho.

Mas não se preocupe porque tudo tem solução! Voltar ao ritmo de antes não acontece imediatamente, então, começar a se preparar agora e se esforçar um pouco mais é fundamental para dar conta das atividades escolares.

Para isso, o primeiro e mais importante passo é a organização. Criar um planejamento — seja por meio de um cronograma, planner, agenda, ou alguma ferramenta que te ajude a estabelecer uma rotina — pode auxiliar bastante.

Pensando em te auxiliar nesse processo, separamos algumas dicas que te ajudam a se organizar melhor e ter um retorno tranquilo, sem sofrimentos. Vamos lá?

1. Estabeleça uma rotina

Para criar uma rotina eficiente, observe o que você faz diariamente e anote as atividades essenciais, como tomar banho, refeições, organizar o quarto. 

Em seguida, pontue as atividades que são dispensáveis, como mexer no celular ou jogar videogame. Por fim, veja o tempo livre que você pode dedicar aos estudos.

Agora que você já tem uma visão mais ampliada da sua rotina, separe uma agenda, seja no aplicativo no celular ou mesmo em um papel, e registre como serão seus dias e os respectivos horários das tarefas. 

Nesse local, marque os horários para:

  • acordar e dormir;
  • tomar café, almoçar e lanchar;
  • banho;
  • estudar;
  • dar intervalos entre um estudo e outro;
  • revisão;
  • e, é claro, lazer.

A principal função desse cronograma é que você consiga visualizar todos os seus compromissos. Por isso, anote tudo e tente seguir a risca cada tarefa para ser mais produtivo e não procrastinar.

2. Organize seu material e mesa de estudos

Estudar em casa pode ser uma tarefa difícil pelas inúmeras distrações que vão surgindo ao longo do dia. Por isso, se sua mesa de estudos estiver bagunçada, a vontade de estudar diminui, não é mesmo?

Para evitar essa situação, separe uma mesa na sua casa com lugar para deixar os livros, cadernos, canetas e tudo de uso cotidiano à mostra. Quando estiver chegando o retorno às aulas, arrume também sua mochila para não se arriscar a esquecer algo já no primeiro dia.

Já pensou em acordar de manhã cedo e ainda ter que procurar os cadernos para arrumar a mochila? Então, deixe tudo pronto para ter um primeiro dia mais tranquilo.

3. Pratique exercícios físicos

Que os exercícios físicos fazem bem à saúde não é novidade. Mas você sabia que ele também auxilia nos estudos? A memória e raciocínio lógico melhoram significativamente, já que as células cerebrais ficam mais desenvolvidas, o que faz a mente se manter ativa e jovem.

Além disso, alguns exercícios:

  • aumentam a concentração;
  • auxiliam na postura evitando as dores;
  • beneficiam outras áreas da vida, incluindo os estudos. 

Agora não tem mais desculpa para não se exercitar, ok?

4. Não acumule conteúdos para estudar

É normal se sentir cansado em um dia específico e deixar para revisar o conteúdo no dia seguinte. 

Entretanto, quanto mais essa prática se torna frequente, mais problemas ela traz. Já pensou ter que estudar o conteúdo de um semestre inteiro um dia antes de uma prova? É impossível!

Portanto, para fugir desse hábito, separe um tempo no seu dia para revisar o que foi visto recentemente e, no final de cada mês, o conteúdo aprendido no período todo. Assim você consegue fixar a matéria com mais facilidade, evitando o esquecimento e o famoso “branco” na hora da prova.

5. Ajuste o seu sono

Nas férias, é comum dormir e acordar mais tarde. Mas no período de aulas, despertar cedo é uma obrigação que não tem escapatória.

Para dar o descanso necessário que o corpo merece, antes do retorno às aulas já comece a regular o sono para não ficar cansado e sentir mais disposição para se dedicar aos aprendizados da rotina escolar.

6. Crie um sistema de recompensas

O sistema de recompensa é uma ótima maneira de estimular os estudos. Para isso, estabeleça uma recompensa que você goste muito

Por exemplo, um episódio da sua série preferida a cada sessão de estudos completa. Dessa forma você se mantém motivado e realiza uma atividade que gosta.

7. Reserve um tempo diário para seu lazer

Mesmo que as férias tenham chegado ao fim, você não precisa abandonar tudo que gosta. Ter um tempo para descansar e se divertir são importantes para dar uma pausa na rotina e não surtar com os estudos. Faz bem para a saúde mental e ajuda a deixar os dias mais leves.

Agora que você já sabe como se organizar para o retorno às aulas, chegou a hora de colocar tudo em prática. 

Conte com a Crescer Sempre nessa tarefa! Somos uma organização que auxilia os estudantes a terem resultados positivos, dando todo o suporte necessário, inclusive na volta às aulas.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados