Como ser um aluno protagonista na escola? Conheça os benefícios!

Estudo
21 | 12 | 2022

As mudanças da sociedade se refletem na escola. Afinal, o estudante tem acesso a muito mais tecnologias, o que torna o modelo de ensino tradicional insuficiente. Nesse cenário, é preciso se adaptar e adotar a postura de aluno protagonista.

Ou seja, em vez de apenas acatar o que está sendo dito, a ideia é que ele se torne o centro do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, sua postura é muito mais ativa, voltada para o engajamento e a construção de conhecimento.

Para entender como isso acontece e o que caracteriza esse conceito, criamos este post. Leia este conteúdo e saiba mais.

O que é ser um aluno protagonista?

O aluno protagonista é o estudante que reconhece que seu sucesso e seu aprendizado dependem apenas de si mesmo. Portanto, ele tem autonomia, comprometimento e curiosidade para construir o seu conhecimento.

A partir disso, ele passa a ser capaz de expor e debater ideias, melhorando suas habilidades socioemocionais. Nesse contexto, a escola e o professor são apenas etapas da aprendizagem. Afinal, o próprio aluno tem um papel central e ativo.

Por todos esses detalhes, o conceito de aluno protagonista pode ser utilizado para estudantes de todas as idades. Isso porque eles devem ser incentivados desde cedo a terem essa postura pelo professor, que assume o papel de orientador e incentivador. Assim, esse processo pode ser feito por meio de atividades no desenvolvimento infantil e mais.

Como é o aluno protagonista no contexto escolar?

Nessa prerrogativa, o estudante adota um perfil mais participativo. Em vez de ser um coadjuvante e apenas absorver o conhecimento, ele passa a debater ideias, questioná-las e entendê-las na prática. Com isso, o aprendizado aumenta.

Tanto é que a pirâmide de William Glasser — ou de ensino, que prega que o professor deve ser um guia para os estudantes — determina que o índice de aprendizado nesse modelo varia entre 70% e 90%. Na escrita e na observação, fica entre 10% e 30%.

Para atingir esse patamar, o aluno protagonista desenvolve algumas características que são verificadas em sala de aula. Elas são: 

  • autonomia: o aluno está no comando de suas ações e experiências. Por isso, busca o aprendizado por conta própria;
  • disciplina: há uma rotina planejada, a fim de organizar os horários de estudo e garantir o foco nesses momentos;
  • liderança: consiste em assumir a frente de projetos e trabalhos em grupos, comunicando-se melhor e conquistando a simpatia e a empatia de quem está ao seu redor;
  • criatividade: o ensino aprofundado e o aprendizado próprio favorecem a capacidade de inovação;
  • trabalho em equipe: passa pelo senso coletivo, pela colaboração e pelo compartilhamento de conhecimentos e ideias.

Várias metodologias ajudam a colocar esse conceito em prática. Uma delas é a sala de aula invertida, que fomenta a discussão entre os alunos e os professores.

Como o aluno protagonista se desenvolve?

Para se desenvolver de forma adequada e ter essas características em destaque, o estudante que assume a posição de protagonista precisa investir em 3 pontos principais. Confira quais são eles.

Comunicação

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que a comunicação em sala de aula deve ser “crítica, significativa, reflexiva e ética”. Ao ser um aluno protagonista, desenvolve-se essa habilidade. Assim, é possível expor as ideias de forma mais adequada e se aprende a aceitar as falhas, utilizando-as como fonte de aprendizado.

Cooperação

O aluno que está no centro de sua aprendizagem colabora com outros estudantes e repassa suas informações. Ele não tem o intuito de centralizar o conhecimento, porque entende que a troca de experiências e fundamentação é fundamental para o seu desenvolvimento. Dessa forma, consegue-se uma formação integral.

Pensamento científico, crítico e criativo

O pensamento crítico, científico e criativo é fundamental para formar um cidadão consciente. Além de saber aceitar outras visões, propõe soluções aos colegas, aponta falhas e propõe alternativas.

Assim, passa-se a tomar decisões mais embasadas, tanto na atualidade quanto no futuro. Isso também ajuda na criatividade e na capacidade de encontrar alternativas para os problemas existentes.

Quais os benefícios de se tornar um aluno protagonista?

Toda essa explicação deixa claro que adotar essa postura é benéfica para o aluno. Confira as principais vantagens de se tornar um aluno protagonista.

Eficiência no aprendizado

Como vimos pela pirâmide de William Glasser, adotar a postura de protagonista aumenta a absorção de conhecimento. Isso porque há debate, prática e interpretação.

Desenvolvimento de responsabilidade e autonomia

O estudante passa a perceber a importância do estudo e por que é importante ter disciplina. Isso faz com que ele se prepare mais e seja capaz de antecipar e resolver problemas.

Aumento da criatividade

As pessoas criativas conseguem solucionar problemas da sociedade — e isso é muito valorizado no mercado de trabalho. Ao assumir o protagonismo do seu aprendizado, várias dinâmicas são desenvolvidas que levarão a processos inovadores.

Criação de espírito de equipe

Por fim, essa postura faz com que o aluno entenda a importância de somar os potenciais individuais. Ele valoriza o contato com seus colegas e desenvolve mais habilidades sociais.

Portanto, ser um aluno protagonista é uma forma de se adequar ao futuro

A sociedade demanda essa postura, mas o principal é o fato de aprender mais e ter autonomia. Tudo isso leva a aprendizados que durarão para a vida.

E você, já tem essas características ou precisa desenvolvê-las? Aproveite e entenda qual a importância do Ensino Médio na vida do aluno.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados