ChatGPT para estudar: como usar na sua rotina?

Estudo
15 | 11 | 2023

A Inteligência Artificial (IA) não é apenas uma tendência futurista, mas uma realidade que faz parte da nossa vida diária. De assistentes virtuais até sistemas de recomendação, a IA também ajuda a potencializar sua rotina de estudos. Mas como usar o ChatGPT para estudar?

Neste conteúdo, entenda o que é essa ferramenta, como ela tem impactado a educação, como usá-la para estudar e quais cuidados tomar durante o uso. Continue a leitura!

O que é o ChatGPT e como ele funciona?

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é baseado em Machine Learning e Inteligência Artificial generativa. Lançado em novembro de 2022, a ferramenta consegue gerar respostas únicas e coerentes em segundos, aprimorando a comunicação à medida que o modelo é alimentado com informações.

Ainda, com poucos comandos, o ChatGPT consegue adequar a resposta à quantidade de linhas ou palavras desejada, formatar o texto e incluir assuntos que devem ser abordados na resposta, por exemplo.

Qual o impacto do ChatGPT na educação?

A tecnologia pode afetar particularmente as disciplinas que envolvem a escrita, como redação e língua portuguesa. O desafio para os educadores é equilibrar a necessidade de avaliar a habilidade genuína dos alunos com a presença da IA para gerar um texto fluido e coeso.

A utilização do ChatGPT pode afetar a dinâmica das avaliações online, podendo impactar na natureza das perguntas e avaliações, incentivando a criação de tarefas que enfatizem habilidades mais complexas, como:

  • análise crítica;
  • síntese de informações;
  • resolução de problemas.

Dessa forma, a inteligência artificial pode desafiar o modelo tradicional de avaliação educacional, que se baseia principalmente nos resultados.

Com a capacidade da IA de produzir respostas precisas e detalhadas, questões de múltipla escolha e tarefas padronizadas podem se tornar menos relevantes para avaliar a compreensão do aluno.

Com isso, os educadores podem passar a valorizar mais o processo de aprendizado, análise crítica e a capacidade de aplicar o conhecimento de maneira significativa.

Vale ressaltar que a adoção do ChatGPT como ferramenta educacional requer uma discussão cuidadosa e planejamento sobre confiabilidade das informações geradas pela IA e a qualidade das bases de dados.

É crucial que o recurso e outras IAs sejam uma forma de complementar o ensino, ajudando os estudantes a desenvolverem habilidades críticas e criativas, em vez de substituir completamente o aprendizado e o papel dos educadores.

Como usar o ChatGPT para estudar?

Veja, a seguir, dicas de como usar o ChatGPT para estudar e aprimorar o processo de aprendizado.

Geração de Questionários

Com o ChatGPT, você pode criar diferentes tipos de pergunta, como múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Além disso, é uma ótima estratégia de estudo em grupo. Você pode compartilhar seus questionários com colegas e discutir respostas e conceitos.

Obtenha explicações para conceitos difíceis

Quando encontrar conceitos complicados, faça perguntas detalhadas ao ChatGPT para obter explicações claras e compreensíveis.

Crie planos de estudos personalizados

Interaja com o ChatGPT para desenvolver planos de estudos personalizados. Explique seus objetivos, prazos e áreas de foco.

O modelo pode sugerir uma sequência de tópicos, materiais de leitura e atividades que o ajudarão a atingir seus objetivos de aprendizado.

Explore diferentes perspectivas

Use a ferramenta para discutir tópicos sob diferentes perspectivas, apresentando argumentos pró e contra determinado assunto. Isso pode ajudar a melhorar as habilidades de análise crítica e argumentação.

Revise e edite textos

Utilize o ChatGPT para revisar e editar seus textos. Peça ao modelo para identificar erros de gramática, ortografia e estilo.

Quais são os cuidados ao usar o ChatGPT para estudar?

A Inteligência Artificial pode ajudar nos estudos, mas não deve substituir completamente a pesquisa própria, o pensamento crítico e as interações humanas.

Como as informações são baseadas em um banco de dados limitados, é preciso ter alguns cuidados ao usar o chatbot:

  • cheque as informações em outras fontes: a IA pode cometer erros ou basear suas respostas em dados desatualizados, então verificar em fontes confiáveis é crucial;
  • não use para fazer trabalhos para você: isso prejudica o aprendizado e a autenticidade de suas próprias habilidades;
  • cuidado com informações que não estão na base de dados da IA: verifique outras fontes em respostas que envolvam previsões ou que dependam de análises subjetivas.

Usar o ChatGPT para estudar é uma opção para otimizar seu tempo e garantir uma ajuda com os cronogramas de aulas e atividades. No entanto, deve ser usado com bom-senso e sempre resguardado por um olhar humano atento.

Agora que você já sabe os cuidados e boas práticas ao usar o recurso, que tal continuar acompanhando dicas de estudos nas nossas redes sociais? Siga a Crescer Sempre no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados