04 | 09 | 2024
Alfabetização infantil: como...
A criatividade tem bastante relação com as novas ideias e a inovação. Nesse cenário, ela é bastante relevante na vida escolar, profissional e pessoal. Você sabe como estimular a criatividade? É normal ter dificuldades nesse processo, então vale a pena conhecer dicas que podem ajudar.
Por esse motivo, preparamos este conteúdo listando 6 dicas que vão ajudar a estimular a criatividade, além de explicar mais sobre o processo criativo. Confira a seguir!
Primeiro, vale a pena entender como trabalhar o processo criativo. Isso ajudará no momento de ter novas ideias. Para tanto, é necessário conhecer as 4 fases desse processo. Veja só:
É comum que surjam dificuldades, especialmente para conseguir chegar na fase de iluminação. Então é preciso entender quais práticas podem ser adotadas para auxiliar nessa tarefa.
Sabendo como trabalhar o processo criativo corretamente, é hora de conferir as dicas para estimular a criatividade:
A primeira dica é deixar a mente viajar. Aproveite diferentes momentos do dia para deixar os pensamentos fluírem, sem tentar ter ideias específicas. O objetivo é, realmente, divagar sobre diferentes questões, sem precisar manter o foco ou tentar guiar a sua forma de pensar.
Isso porque os pensamentos aleatórios ajudam a manter a mente mais criativa e isso pode gerar ideias que, adaptadas, podem ajudar a solucionar diversas questões do dia a dia. Logo, vale incluir essa prática na sua rotina.
O conhecimento tem um papel fundamental na criatividade, assim como a pesquisa. Ao fazer buscas sobre os temas em relação aos quais você precisa ser criativo, é possível ter diferentes fontes de inspiração. Aqui, vale recorrer a filmes, séries, documentários, livros e textos de diferentes origens. Isso ampliará a sua base criativa.
O termo storytelling pode ser traduzido como “narrativa”. Ao pensar em histórias, você usa mais a emoção e estimula a criatividade. Afinal, há a criação de personagens, situações específicas, conflitos e soluções. Essa é uma ótima dica para manter a mente mais criativa de maneira divertida.
Também é interessante fazer um brainstorm. O termo significa “tempestade de ideias” e consiste em anotar vários insights — o termo, vindo do inglês, significa “percepção”; nesse sentido, seria anotar as diversas percepções e entendimentos que você pode ter sobre determinado assunto.
Aqui, o foco é o volume, não necessariamente a qualidade ou a adequação. Isso porque o conceito é exatamente deixar a mente viajar e trazer diversas ideias para o papel.
Logo, todas elas devem ser registradas. O motivo é que, depois, elas podem ser analisadas individualmente para entender o que é válido, o que deve ser descartado e o que pode ser adaptado. Ao fazer essa análise posterior, ideias que inicialmente seriam descartadas têm chances de resultar em ótimas soluções.
Outra dica de como estimular a criatividade é conversar com outras pessoas sobre o assunto desejado. Isso permitirá que você conheça outras percepções a respeito do tema, o que pode ajudar a ter novas ideias. Lembre-se de que cada pessoa tem uma vivência e uma bagagem cultural, o que influencia a visão a respeito da mesma questão.
Por fim, valorize e invista em momentos de lazer. O descanso é importante para a saúde mental e colabora com a criatividade. Ademais, quando possível, considere fazer atividades que saiam da rotina. Essa prática traz oportunidades de vivenciar novas experiências, colaborando com o processo criativo.
Agora que você conferiu as nossas dicas sobre como estimular a criatividade, será mais fácil colocar o processo criativo em prática para ter ótimas ideias. Assim, é possível aproveitar benefícios no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Para acompanhar mais dicas como essa, siga as páginas da Crescer Sempre nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!
Leia também