Por que você deve aprender sobre empreendedorismo?

Vida Profissional
24 | 05 | 2023

Antigamente, o foco era aprender para trabalhar em uma única empresa e ter seu salário e aposentadoria garantidos. Atualmente, a educação empreendedora ganha cada vez mais relevância porque, afinal, mesmo tendo carteira assinada, é preciso ter proatividade.

Isso já deixa claro que o empreendedorismo vai muito além do ato de abrir um negócio. Na prática, ele demonstra por que investir em uma qualificação profissional, seja para trabalhar por conta própria, seja para ser um funcionário.

No entanto, a decisão de ter autonomia vem sendo a preferência de milhões de brasileiros. Isso é o que mostra a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Segundo o levantamento, o Brasil está na 5ª posição entre os países mais empreendedores

Além disso, ter o próprio negócio é o sonho de 46,2% da população, sendo o terceiro principal desejo, segundo a pesquisa mencionada.

Portanto, vale a pena aprender sobre empreendedorismo. Continue a leitura para entender melhor o conceito!

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo representa a capacidade de uma pessoa de idealizar, realizar e coordenar projetos, que envolvem riscos e inovações.

Além disso, tem relação com a capacidade de identificar oportunidades e problemas, criando soluções para atender a uma demanda da sociedade.

Assim, o empreendedorismo é uma ferramenta. Mais do que uma palavra para designar a abertura de um negócio, indica a competência de usar os próprios conhecimentos e as habilidades socioemocionais para solucionar impasses de forma eficiente.

Dessa forma, todo empreendedor é uma pessoa que sabe identificar dificuldades e resolvê-las. Assim, ele oferece um produto ou serviço que agrega valor, transformando essa ação em um negócio.

Portanto, um maquiador profissional que atende em casa é um empreendedor. Ele também pode fazer sessões em um salão ou até abrir um espaço próprio. Em qualquer uma das situações, ele tem o mesmo papel.

Por que ter uma educação empreendedora?

Ter uma educação empreendedora é fundamental, pois contribui para a criação de soluções inovadoras e criativas. Ou seja, é uma ferramenta poderosa para a sociedade, garantindo um desenvolvimento socioeconômico para a região em que a pessoa está inserida.

Para você, é a oportunidade de ter o seu dinheiro, fazer o que gosta todos os dias e ter liberdade no trabalho, por exemplo.

Veja outros motivos para investir em uma educação voltada ao empreendedorismo.

Criatividade

O empreendedorismo contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, porque a pessoa precisa usar a criatividade para encontrar soluções. Assim, seu conjunto de habilidades é diversificado.

Por exemplo, você pode fazer o curso de cabeleireiro profissional para aprender o que deve fazer. A partir disso, pode usar seus conhecimentos para testar ideias novas, criando formas de se destacar. 

Autoconfiança

Você consegue ter mais autoconfiança quando aprende sobre empreendedorismo, uma vez que tem conhecimento técnico e agrega experiências. Dessa forma, há mais chance de realizar projetos de qualidade, mostrando que tem condições de fazer o que é necessário para resolver o problema do seu cliente.

É o caso do design de sobrancelhas. Conforme você aprende e atende clientes, ganha confiança para aprender novas práticas e agregar valor. Os resultados também ficam melhores e sua reputação aumenta.

Planejamento

A educação empreendedora incentiva o planejamento. Além de se organizar melhor, você consegue identificar oportunidades e antecipar problemas. Ou seja, percebe aquilo que sua comunidade precisa antes mesmo de existir uma demanda clara.

Quer um exemplo? Talvez, na sua comunidade, existam barbeiros. Porém, com um curso de barbearia, você tem a chance de conhecer outras técnicas, aproveitando a oportunidade para fazer um planejamento de carreira.

Assim, poderá atender em casa ou abrir um espaço diferenciado, sem grandes problemas, pois planejar e executar tende a atrair clientes que apreciam profissionais organizados.

Motivação profissional

Existem vários fatores que influenciam a sua motivação profissional. Ao ter uma educação empreendedora, esse aspecto é ressaltado, porque você faz o que gosta. Ou seja, não está apenas conseguindo um emprego para pagar as contas.

Dessa forma, terá a chance de revolucionar sua vida por meio da autonomia do mercado de trabalho. Por exemplo, se você fizer um curso sobre a arte de fazer festas, poderá realizar:

  • eventos;
  • formaturas;
  • festas de aniversários;
  • chás de cozinha.

Assim, em vez de se preocupar com um escritório ou em fazer o que não gosta, aproveitará as oportunidades nesse setor.

Diversificação de habilidades

A diversificação de habilidades vem do próprio conhecimento gerado pela educação empreendedora.

Essas técnicas permitirão começar seu negócio de maneira formal ou informal. É o caso de alguém que já estudou para ser cabeleireiro profissional, mas realiza um curso extra de barbearia, maquiagem ou penteado. São oportunidades de se especializar.

Geração de emprego

O empreendedorismo também gera empregos. Os seus conhecimentos permitem que você se especialize e consiga uma posição melhor no mercado de trabalho.

Caso opte por começar um negócio, ele vai crescendo e você terá que contratar pessoas. Ou seja, poderá ajudar a comunidade e se beneficiar com isso.

Portanto, vale a pena investir em uma educação empreendedora. Afinal, essa é a chance de você melhorar de vida fazendo aquilo que se interessa. Então, é preciso buscar as opções existentes e ver aquelas que se aproximam do que deseja.

Que tal dar o primeiro passo? Veja o catálogo de cursos profissionalizantes da Crescer Sempre e confira as opções para alcançar seus objetivos!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados