Educação Inclusiva: qualidade de ensino para todos!

Estudo
22 | 02 | 2022

Você conhece o conceito de educação inclusiva e os benefícios que ela proporciona? Primeiro, é necessário saber que ela não se limita à participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, visando a igualdade nas possibilidades de escolarização.

Na verdade, ela consegue proporcionar vantagens para toda a comunidade escolar diante da maior convivência com a diversidade e conscientização de todos sobre a importância do tema.

Porém, para atingir esse objetivo, é preciso aplicá-la corretamente. E para verificar a adequação da instituição, os pais, alunos e outros participantes da comunidade precisam compreender o conceito.

Por isso, este conteúdo explicará o que é educação inclusiva, como ela funciona e porque ela é tão importante. Acompanhe!

O que é educação inclusiva?

A educação inclusiva engloba metodologias que visam a integração de alunos com necessidades especiais (físicas ou sociais) nas escolas regulares. Com ela, os estudantes com características distintas têm acesso à educação em um mesmo ambiente, sem gerar exclusão.

Para tanto, a escola deve considerar que cada aluno tem características e demandas específicas que precisam ser atendidas. Logo, a ideia é promover a diversidade, desenvolvendo uma visão que torna os direitos educacionais universais.

Assim, ela funciona por meio da adaptação dos espaços nas escolas, possibilitando o convívio de todos, e das metodologias de ensino. Afinal, é dessa maneira que será possível trazer uma inclusão completa, que vise enfrentar e eliminar as barreiras junto ao aluno, enquanto promove uma convivência respeitosa e voltada à diversidade no ambiente escolar.

Quais são os princípios da educação inclusiva?

Para que a educação inclusiva consiga atender aos objetivos propostos, ela deve se basear em 5 princípios. São eles:

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação

Esse é um princípio básico da Constituição Federal do Brasil, o qual prevê um direito fundamental a todos: o acesso à educação. Ele também foi reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente, reforçando a importância de dar atenção ao tema desde a infância.

Para tanto, a educação não deve se limitar diante de obstáculos físicos, intelectuais ou de qualquer natureza. Cabe aos agentes responsáveis, como as escolas, atuarem de modo a promovê-la.

Toda pessoa é capaz de aprender

O segundo princípio define que todas as pessoas têm a capacidade de aprender. No entanto, é preciso considerar o caminho para promover o aprendizado, como métodos e materiais utilizados. 

Dessa maneira, a necessidade do uso de metodologias diferentes não deve impedir o acesso ao ensino.

O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular

Complementando o princípio anterior, a educação inclusiva deve considerar que cada pessoa tem um processo de aprendizagem próprio. Isso exige reconhecimento dos diferentes processos para encontrar meios de favorecê-los considerando as particularidades de cada indivíduo.

O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos

Outro princípio se relaciona com a convivência: o contato com a diversidade tem um papel importante na formação, ajudando os alunos a se conscientizarem, também, sobre a inclusão social das pessoas. 

Assim, a educação inclusiva deve promover uma acessibilidade ampla a quem tem necessidades específicas, mas também estimular a empatia e o acolhimento por todos.

A educação inclusiva diz respeito a todos

Por fim, existe um princípio que define que a educação inclusiva é para todos. Inicialmente, é comum associar o tema apenas para quem tem limitações físicas ou intelectuais. Porém, a inclusão deve ser mais ampla, em um conceito de necessidade social, que pode envolver questões relacionadas à cultura, sexualidade, etnia, classe social, etc.

Qual é a sua importância para a comunidade escolar?

Agora que você sabe o conceito de inclusão escolar e seus princípios, é possível entender sua importância. Afinal, ela inclui, na comunidade, indivíduos que antes eram considerados “diferentes” e excluídos da sociedade. Porém, com o acesso ao ensino e a convivência escolar, é possível começar a superar as barreiras.

Além disso, essa educação promove mudanças em relação às oportunidades profissionais e desenvolvimento da carreira. Ao mesmo tempo, a conscientização promovida ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva, refletindo o conceito em outros setores além do educacional.

Pensando nisso, a Crescer Sempre atua com um projeto pedagógico focado na inclusividade e nas oportunidades para a comunidade de Paraisópolis. Entre os nossos diferenciais, estão:

  • infraestrutura que permite a acessibilidade;
  • biblioteca aberta à comunidade;
  • disponibilização de Cursos Profissionalizantes;
  • projetos de aprofundamento em contraturno;
  • profissionais de diferentes áreas, como Fonoaudiólogos e Psicólogos;
  • professores especializados na formação de alunos com necessidades especiais;
  • formação de grupos para trabalhar dificuldades individuais de maneira coletiva, promovendo a inclusão;
  • desenvolvimento de valores como empatia e cidadania em todos os alunos.

Viu só? A educação inclusiva é um conceito amplo e essencial para a sociedade, proporcionando melhores condições para todos os participantes da comunidade.

Nesse cenário, a Crescer Sempre atua com foco na inclusão, trabalhando os diferentes fatores e temáticas necessárias para o sucesso da estratégia.

Gostou do conteúdo? Aproveite a oportunidade para acessar nosso site e conferir os diferenciais da Crescer Sempre na educação!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados