04 | 09 | 2024
Alfabetização infantil: como...
Pode parecer estranho estudar nas férias, mas isso é o que muitos alunos fazem. Por mais que esse seja um período de descanso, também vale a pena aproveitar os dias para aprender coisas novas. Em alguns casos, até melhorar o currículo para se preparar ainda mais para o futuro.
Apesar de existirem benefícios, essa dúvida acaba sendo um dilema do recesso. Afinal, as férias são bastante esperadas e servem para você descansar e desafogar a mente. Por outro lado, quem disse que estudar não pode ser proveitoso?
Acredite ou não, existem várias maneiras de estudar com prazer, ainda mais quando é você quem decide o assunto. Então, que tal conferir algumas dicas e ver por que vale a pena estudar durante as férias? Continue lendo!
Como você percebeu, ainda que as férias sejam um momento de descanso, elas também servem para aperfeiçoar seus conhecimentos. Isso porque o período acaba quebrando sua rotina como aluno. Portanto, é interessante conciliar o lazer com os estudos.
Aqui, vale a pena destacar que você pode — e até deve! — tirar alguns dias para descanso. Quem sabe, uma semana. Aproveite os dias para sair com os amigos, dormir, jogar videogame e o que mais quiser. A partir disso, terá mais motivação para estudar.
Ao fazer isso, vários benefícios são alcançados. Quer ver só? Então confira algumas das vantagens que listamos a seguir.
Do total de meses no ano, você passa pelo menos 9 meses em período letivo. Isso significa que um ritmo de estudos é estabelecido. No entanto, quando as férias chegam, toda a rotina é quebrada.
Quando você aproveita os dias de descanso para estudar, consegue aproveitar e ainda manter o ritmo. Isso evita que você tenha dificuldades no começo do ano letivo e, ao mesmo tempo, é uma forma de correr contra o tempo.
Ou seja, as férias são o momento ideal para melhorar o seu conhecimento naquelas disciplinas mais complicadas. Independente de quais matérias sejam, o que vale mesmo é não deixar o aprendizado enferrujar.
Além disso, você não precisa estudar o tempo todo. Divida a semana e escolha um horário para se dedicar. Faça isso sem estresse nem esforço excessivo. Assim, a rotina se tornará prazerosa.
Pouco adianta apenas passar de ano. Se você não internalizou aqueles conhecimentos, vai esquecê-los logo. Ao estudar nas férias, você tem a oportunidade de aprender de verdade — e não somente para a prova.
Isso se torna um diferencial competitivo, tanto no que se refere à escola ou faculdade quanto em relação ao mercado de trabalho. Afinal, você se atualiza sempre, verifica os assuntos de que mais gosta e acompanha os principais temas mundiais para entender como eles impactam o seu dia a dia.
Diferente da sala de aula, quem decide o que estudar nas férias é você. Por isso, não há pressão nem dificuldades. É desnecessário cumprir um horário ou até mesmo ver sobre determinada disciplina. Tudo depende da sua preferência.
Isso ainda traz outras vantagens vinculadas. Por exemplo, você:
Agora que você entendeu que vale a pena estudar durante as férias, saiba que a ideia é fazer diferente do modelo aplicado em sala de aula. As possibilidades são grandes, então, que tal escolher aqueles que acha melhor? Veja algumas opções!
A internet conta com vários cursos gratuitos e pagos que podem ser cumpridos em poucas horas. Alguns são mais aprofundados, enquanto outros são mais gerais. Não importa qual é o modelo, sempre será possível acrescentar algo ao seu conhecimento. Veja exemplos de plataformas que ajudam nesse propósito:
Se você leu pouco durante o ano, as férias é o momento ideal para tirar o atraso. Pegue aqueles livros que sempre teve interesse e tire algumas horas para aproveitar o conhecimento. Pode ser de qualquer área, sempre vale a pena. Aliás, aproveite para ir à biblioteca para conhecer outros títulos. Você pode se surpreender!
Quando você está na escola, precisa estudar o que está previsto na grade curricular. Em casa, a escolha é sua. O estudo nas férias tem esse diferencial e ajuda na sua preparação para o futuro. Por isso, vale a pena alternar diferentes temas para aprender mais e fazer esses momentos serem mais legais.
Sua cidade deve ter vários eventos culturais, inclusive gratuitos, e eles são boas opções para estudar nas férias. Por exemplo, que tal ir ao museu? Passear no centro histórico? Participar de uma roda de conversas? Ou até contar com a internet para aproveitar esses benefícios no ambiente virtual?
Durante a pandemia, vários museus e eventos culturais passaram a ser disponibilizados online. Por isso, você consegue assistir a orquestras sinfônicas, visitar o Louvre e visualizar palestras com profissionais renomados. Tudo isso contribui para o seu futuro.
Outro formato cultural são os filmes e documentários. Apesar de os primeiros nem sempre terem total compromisso com a verdade (as histórias costumam ser adaptadas), eles ainda servem como fonte de inspiração e conhecimento. Por isso, vale a pena investir algumas horas das suas férias para estudar.
Já os documentários têm outra proposta. Eles são mais curtos e costumam trazer os fatos diretamente. Em alguns casos, apresentam até uma análise. Assim, se você não aproveitar o conhecimento, melhora a sua interpretação.
Com tudo isso, você se convenceu de que vale a pena estudar nas férias? Se sim, está na hora de arregaçar as mangas e começar. Você verá que ainda aproveitará o dia para descansar e terá esse diferencial. Então, que tal incentivar outras pessoas a estudarem nas férias? Compartilhe este conteúdo com seus colegas de classe e aprendam juntos!
Leia também