Fonoaudiologia infantil: qual sua importância para a educação das crianças?

Primeira Infância
16 | 11 | 2022

Uma prática ainda pouco falada, mas que tem um impacto grande na educação das crianças é a fonoaudiologia infantil. Sua importância reside, principalmente, no fato de que a fala é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo nos seus primeiros anos de vida.

Dentro desse contexto, a fonoaudiologia na educação é um fator auxiliar, que complementa o processo de aprendizagem e aumenta suas chances de sucesso. Tudo isso é possível porque essa área estuda e trabalha a comunicação humana em diferentes dimensões. Ou seja, facilita seu desenvolvimento, identifica suas dificuldades e aperfeiçoa as habilidades envolvidas.

Por esse motivo, boa parte das crianças precisa desse profissional. Neste post, vamos explicar melhor a relevância da fonoaudiologia na educação infantil e quais são os benefícios. Continue lendo!

O que é fonoaudiologia educacional?

A fonoaudiologia educacional é a área de especialização que trabalha a comunicação de crianças e adolescentes da educação infantil ao ensino médio. O objetivo é garantir o bom desenvolvimento pessoal da linguagem oral e escrita, bem como diagnosticar possíveis problemas. Além disso, o profissional que trabalha nesse segmento tem a capacidade de: 

  • avaliar;
  • monitorar;
  • orientar;
  • encaminhar;
  • desenvolver ações.

Tudo isso é feito com o propósito de melhorar o desempenho dos estudantes. Portanto, a fonoaudiologia na educação infantil vai muito além do ensino da fala. Também tem relação com a audição, a leitura na educação infantil, a escrita e a articulação da fala, da voz e da linguagem oral.

Qual a importância da fonoaudiologia na educação?

Como ficou claro, a fonoaudiologia infantil tem o foco mais abrangente e cuida da fala, da audição e da escrita. A questão é: como saber se esse profissional é necessário? A escola pode ajudar nesse diagnóstico.

Entre 3 e 5 anos, a criança começa a falar de forma constante. Se ela não se mostrar interessada ou tiver alterações na fala, o profissional se torna necessário. Assim, é possível identificar possíveis distúrbios de linguagem, audição e fala. Por exemplo: 

  • modificações na oralidade, como trocas e omissões;
  • comprometimentos vocais;
  • distúrbios das estruturas e funções estomatognáticas, que comprometem a respiração, a articulação, a deglutição e a mastigação;
  • problemas auditivos.

Quais são os benefícios da fonoaudiologia na educação infantil?

Ainda há outros fatores que comprovam por que vale a pena investir na fonoaudiologia infantil. Confira quais são eles para entender melhor sua relevância.

Melhoria da linguagem e da escrita

A fonoaudiologia na educação permite que a linguagem, a escuta e a escrita se tornem mais compreensíveis e fáceis. Isso reduz os impactos de casos de dislexia e contribui para a alfabetização infantil. Além disso, contribui para a criança compreender os contatos visuais e as expressões faciais.

Detecção de atrasos na fala

Muitas vezes, o fonoaudiólogo é procurado para crianças que apresentam um atraso considerável na fala. Esse costuma ser o caso de quem tem síndrome de Down ou está dentro do espectro autista.

No entanto, existem outras situações que afetam negativamente o desenvolvimento da linguagem. Em qualquer uma delas, a fonoaudiologia na educação infantil ajudará a resolvê-los ou amenizá-los.

Identificação de alterações na audição

Dificuldades de audição tendem a afetar a linguagem. Afinal, a criança não consegue entender exatamente como as palavras são pronunciadas. Assim, com um trabalho direcionado e a identificação do problema, é possível obter bons resultados.

Contribuição com as habilidades sociais

A fala é fundamental para a interação com outros seres humanos. Quando a criança tem problemas de comunicação, ela fica mais reclusa e tende a ficar introvertida. No entanto, com a fonoaudiologia infantil e a aplicação de outras terapias, é possível desenvolver a linguagem e aumentar a independência.

Melhoria do aprendizado

A fonoaudiologia ajuda no processo de ensino-aprendizagem e potencializa as práticas pedagógicas. Dessa forma, a criança consegue compreender melhor o que aprende em sala de aula e aplicar o conhecimento de forma verbal e escrita.

Por todos esses motivos, a Crescer Sempre conta com apoio fonoaudiológico no preparo de materiais pedagógicos. Assim, os professores identificam defasagens de fala específicas nos alunos e conseguem trabalhar o desenvolvimento da linguagem e da escrita de acordo com as necessidades individuais.

Desse modo, é possível afirmar que a fonoaudiologia infantil é um pilar importante da educação infantil ao ensino médio. Assim, contar com uma escola que ofereça esse suporte é fundamental para evitar problemas e garantir que você ou seu filho tenha o melhor desenvolvimento possível.

Quer aproveitar para receber mais dicas importantes sobre educação? Assine a newsletter da Crescer Sempre e continue se informando com os melhores conteúdos!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados