O que é TDAH infantil e como identificá-lo?

Primeira Infância
08 | 06 | 2022

Você sabe o que é TDAH infantil? Sigla para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ele é considerado um distúrbio neurobiológico que tem causas genéticas. Sendo reconhecido como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o TDAH se caracteriza por uma disfunção na parte pré-frontal do cérebro.

Crianças com o transtorno costumam não controlar seus impulsos e tendem a ser bastante agitadas e desorganizadas. Contudo, não há um padrão de comportamento, sendo que esse diagnóstico deve ser realizado por um profissional. 

No entanto, existem sinais que podem chamar a atenção dos pais para a necessidade de consultar um especialista. Identificado o transtorno, é possível começar o tratamento quanto antes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então aprenda a seguir o que é TDAH infantil, como identificar e como funciona o tratamento!

O que é TDAH infantil e como identificá-lo?

Como visto, o TDAH infantil é um transtorno relacionado à atenção das crianças, tendo relação também com um estado maior de agitação. Logo, entender como identificar o distúrbio é fundamental para avaliar se o seu filho precisa da ajuda de um especialista no assunto.

Nesse sentido, existem sinais que podem indicar a presença desse transtorno. Confira a seguir fatores de atenção para identificar o distúrbio.

Desatenção e esquecimento

Dois sinais bastante frequentes do TDAH infantil são a desatenção e o esquecimento. Eles podem se caracterizar de diversas formas, mas a situação mais comum diz respeito a: perder o foco rapidamente, se distrair com sons e imagens (especialmente em telas) ou mesmo não conseguir manter um ritmo de conversa por um certo período.

Agitação

A agitação também é comum entre crianças que possuem TDAH. Você deve estar pensando que toda criança tem essa característica, não é mesmo? Apesar de elas tenderem a ser mais ativas, a agitação também se manifesta de outras formas.

Por exemplo, quando ela está sempre se mexendo, requer atenção constante, não consegue se concentrar etc.

Dificuldade de compreender instruções

Outro sinal de TDAH que deve ser observado é a dificuldade de compreender instruções básicas e mais complexas. Ela se deve, principalmente, por conta de outros sintomas, como a própria agitação e desatenção. Nesse contexto, a criança não consegue prestar atenção às instruções, pois está agitada ou desatenta, dificultando a manutenção do foco no que está sendo pedido.

Ansiedade e impulsividade

A ansiedade e impulsividade costumam ser pontos de atenção em crianças que têm TDAH. Esses sinais podem ser mais difíceis de identificar, tendo em vista que elas não sabem expressar quando estão se sentindo ansiosas. 

No entanto, é possível perceber por pequenas atitudes no dia a dia, como não conseguir esperar a vez de falar ou fazer algo, sempre querer entregar as atividades no menor tempo possível etc.

Desempenho escolar abaixo da média

Todas essas características de TDAH infantil também podem levar ao desempenho escolar abaixo da média. Isso acontece por diversos motivos e tem muito a ver com esses sinais. Crianças mais agitadas ou desatentas sentem mais dificuldade em prestar atenção nas aulas, principalmente em matérias que não as interessam.

Além disso, as atividades extracurriculares, os estudos em casa e os deveres também ficam mais comprometidos. Afinal, com mais ansiedade e agitação, elas encontram dificuldades em se concentrar nas lições e em se organizar para estudar, resolver questões e retomar as matérias vistas na sala de aula.

É preciso buscar um especialista?

O TDAH infantil é um transtorno identificado por profissionais da área da saúde. Dessa forma, é fundamental buscar um especialista caso você identifique esses sinais na criança. Lembre-se de que não são sintomas isolados que identificam o TDAH, mas uma série de atitudes, práticas e históricos de comportamento que determinam essa condição.

Assim, profissionais capazes de realizar um diagnóstico são os psicólogos em conjunto com psiquiatras e neuropediatras. Eles têm a competência necessária para identificar essas situações e indicar quais são os melhores tratamentos para tratar do TDAH. Vale destacar que não há cura para o transtorno, mas ele pode ser controlado com uso de medicamentos e terapias.

Como é o tratamento de TDAH?

Outra informação importante a respeito do TDAH é o seu tratamento. Primeiro, é fundamental que a criança tenha um acompanhamento psicológico, tendo em vista que o profissional dessa área pode ajudar a lidar com a situação e entender melhor o que o seu filho se sente e como ele se expressa.

Além disso, o neurologista ou psiquiatra podem indicar um tratamento medicamentoso, com remédios voltados para o TDAH para diminuir os sintomas do transtorno. Eles podem ser ansiolíticos ou antidepressivos, que ajudam a melhorar a atenção e reduzir a ansiedade e impulsividade.

Pronto! Agora você já sabe o que é o TDAH infantil e os principais sinais desse transtorno que pode trazer diversas dificuldades de interação social e controle emocional para as crianças. Lembre-se de sempre ficar atento a essas situações e buscar um profissional assim que necessário.

Gostou desse conteúdo? Então assine a nossa newsletter para receber automaticamente outros artigos como este!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados