Reforço escolar: como ele ajuda nos estudos?

Estudo
27 | 07 | 2022

Ter dificuldades nas disciplinas escolares é comum e pode acontecer com qualquer pessoa — incluindo personalidades como Bill Gates, por exemplo. No entanto, diante dessa situação, é necessário tomar alguma ação para que esse impasse não se torne um impedimento na hora de tirar boas notas.

Assim, o reforço escolar é uma ótima opção para melhorar a qualidade de ensino, principalmente para quem estuda em escola pública e acredita que a educação oferecida não está sendo suficiente para aprender o necessário.

Neste artigo, abordamos o que é o reforço escolar e quais as vantagens de contar com essa ferramenta tão útil para potencializar o conhecimento e, consequentemente, refletir positivamente nas avaliações. Vamos lá?

O que é reforço escolar

O reforço escolar é o ato de ensinar algum conteúdo específico (ou mais de um) ao estudante que está com dificuldades. Ele pode significar o complemento de algumas matérias oferecidas pela escola, ou o contrato de aulas providenciais com professores particulares, por exemplo.

Esse auxílio tem um estigma muito negativo entre alguns alunos, já que eles pensam que só pessoas que não conseguem absorver o ensino regular necessitam desse complemento, mas sabemos que não é bem assim.

Outro fato que pode contribuir para a necessidade de contar com o reforço escolar é quando o ensino, na maioria das vezes público, é ineficiente — principalmente após a pandemia, onde os alunos ficaram tanto tempo longe da escola.

Resumindo, o reforço escolar pode ser oferecido para qualquer aluno, em todas as fases do ensino, seja fundamental ou médio. Ele ajuda a discente a compreender melhor alguns tópicos que não ficaram esclarecidos, e consequentemente melhorar seu desempenho escolar.

Vamos conferir agora algumas vantagens do reforço? Acompanhe!

5 vantagens do reforço escolar para os estudantes

Confira abaixo cinco vantagens do reforço escolar no ensino fundamental.

1. Oferece diferentes métodos de aprendizado

Como cada ser humano é único, é fato que todas as pessoas têm facilidades e dificuldades em determinadas matérias. Um aluno que manda bem em português, por exemplo, pode não ir muito bem em matérias que envolvem números, como matemática e física, e vice-versa.

Por isso, no reforço é ensinado, de forma personalizada, apenas a matéria que o estudante tem mais dificuldade. Além disso, esse conteúdo pode ser ensinado de uma maneira que a pessoa entenda melhor. Afinal, existem várias formas de estudo: por resumos, resolução de exercícios, mapas mentais, etc.

2. Respeita os limites do estudante

Quando o professor entende que cada aluno é diferente, fica mais fácil compreender que o tempo de aprendizado também se difere. Na sala de aula da escola, como são muitos estudantes, infelizmente não dá tempo de esperar que cada um aprenda no seu tempo.

Mas no reforço isso é possível! Portanto, se a criança tem mais dificuldade em matemática e precisa resolver mais exercícios até entender a matéria, é viável respeitar esse tempo.

3. Promove o desenvolvimento da autoconfiança intelectual

No reforço escolar do ensino fundamental, a criança começa a entender as matérias que pareciam verdadeiros bichos de 7 cabeças e compreende que ela tem capacidade para aprender. Logo, a sua autoconfiança começa a aflorar e ela se sente mais confiante para superar quaisquer desafios.

4. Motiva os alunos a atingirem o máximo do seu potencial

Quando os alunos receberem um atendimento personalizado, o professor irá persistir no mesmo conteúdo até que o aluno esteja sabendo a matéria na ponta da língua.

Na sala de aula regular isso não acontece pela alta demanda de disciplina, mas no reforço escolar, o estudante consegue atingir o seu máximo potencial.

5. Oferece aulas mais leves e divertidas

No reforço escolar tudo é válido. Seja aprender fórmulas com músicas, ou de qualquer outra maneira que ajude o aluno a absorver mais fácil o conteúdo.

Isso acontece porque, como a sala está vazia, a criança não terá distrações e consegue focar mais no aprendizado, otimizando a aula e permitindo que o professor se diversifique.

Conte com a Crescer Sempre para o seu reforço escolar!

Aqui na Crescer, nós acreditamos no poder da educação para transformar a sociedade em que vivemos. Por isso, o Jovem Crescer é um programa de reforço em contraturno escolar direcionado para jovens do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.

Ele é constituído por aulas de Português, Matemática e Habilidades Socioemocionais, trabalhadas de forma transversal, dentro das aulas.Agora que você entendeu a importância do reforço escolar, conte com a Crescer nessa missão! Aproveite para aprender mais sobre o assunto lendo este artigo: Como motivar seu filho a estudar: 5 dicas fundamentais.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados