Como lidar com as mentiras dos filhos de maneira construtiva?

Educação familiar
28 | 02 | 2024

Você sabe como lidar com as mentiras dos filhos? Essa é uma situação comum entre crianças e adolescentes, e pode começar bem cedo. Porém, brigar não é a resposta. Pelo contrário, é necessário abordar esse problema com empatia e compreensão.

Existem vários fatores que levam a esse cenário. O próprio brincar na infância incentiva a criação de histórias, que podem se transformar em mentiras. Portanto, é necessário gerenciar o problema sem desestimular a criatividade.

Neste conteúdo, vamos apresentar algumas dicas para você saber como lidar com as mentiras dos filhos. Continue a leitura!

As razões por trás das mentiras dos filhos

As razões por trás das mentiras das crianças são variadas, como:

  • medo de punição;
  • busca de aprovação;
  • segurança;
  • evitar o desapontamento dos pais;
  • fugir das responsabilidades;
  • chamar a atenção.

Esses são os motivos para crianças mais velhas, uma vez que, para as mais novas, é comum existir uma confusão entre realidade e imaginação.

Assim, é necessário entender se a mentira é intencional ou não. Normalmente, é a partir dos três anos que se inicia a formação dos diferentes tipos de personalidade, em que uma delas desponta. Dessa forma, os desejos e vontades começam a ficar mais evidentes, o que gera a criação de histórias diferentes da realidade.

Já por volta dos quatro ou cinco anos, começa a etapa de maturação neurológica. Nessa fase, as experiências do mundo são particulares e a criança pode fantasiar que algo aconteceu.

Por sua vez, aos sete anos, aproximadamente, a mentira passa a ser adotada de forma intencional. Essa é uma situação complicada que exige intervenção. Portanto, é preciso saber como lidar com as mentiras dos filhos.

As punições excessivas tendem a afastar a criança dos pais. Segundo a disciplina positiva, é preciso mostrar que mentir é errado, mas tentar entender por que essa foi a opção do filho, sempre com a intenção de acolher e educar de forma respeitosa.

Como lidar com as mentiras dos filhos

Tenha uma comunicação aberta e não julgue

Em vez de punir e julgar como primeira reação, comunique-se com a criança e tente entender por que ela mentiu. A partir do que ela falar, busque fazer combinados e explicar que esse ato gera a quebra de confiança.

O ideal é mostrar que a honestidade é melhor, mesmo quando a notícia for ruim. Por exemplo, se o filho faltou à aula escondido para sair com os amigos ou tirou nota baixa na escola. Assim, além de saber lidar com as mentiras da criança, você indica o que ela deve fazer.

Estabeleça expectativas claras

Deixe evidente o que você espera do seu filho em todas as situações. Destaque que deseja que ele seja sincero, honesto e verdadeiro, independentemente do caso.

Se ainda assim ele mentir, ouça-o e veja por que ele tomou essa decisão. Então, explique as desvantagens, pontuando que o ideal é sempre falar a verdade.

Nesse processo, permita que a criança possa se redimir e falar a verdade. Isso ajudará a mostrar o que ela deve fazer e que há uma segunda chance para decidir.

Modele o comportamento honesto

Os pais precisam ser honestos e verdadeiros para que a criança veja qual caminho deve seguir. Dessa forma, você sabe como lidar com as mentiras dos filhos a partir de um comportamento ético.

Isso é fundamental, uma vez que as crianças observam e seguem todas as ações de seus pais. Então, se você diz que é errado mentir, mas faz isso no seu dia a dia, acaba enviando uma mensagem equivocada e estimulando a invenção de histórias.

Explore as consequências das mentiras

Explique o que acontecerá com seu filho se ele mentir. Por mais que a imaginação faça parte do desenvolvimento infantil, deixe claro que há consequências quando as histórias fogem do controle, como magoar outras pessoas, prejudicar relações e ter a confiança abalada.

No entanto, evite punições e castigos, porque tendem a piorar a situação. Nesse cenário, vale a pena contar com a literatura infantojuvenil, que pode servir de exemplo para a criança agir corretamente.

Reforce a confiança e a empatia

Essa é uma das dicas mais relevantes: reforçar a confiança e a empatia. É essencial que você saiba como lidar com as mentiras dos filhos sem partir para as agressões verbais e as punições. Dessa forma, eles se sentem seguros de contar a verdade, mesmo que haja consequências.

É claro que isso está longe de ser conivente com os erros das crianças. A ideia é mostrar o que está errado, mas agir com calma. Assim, há mais chance de que você sempre saiba a verdade.

Seguindo todas essas dicas, você saberá como lidar com as mentiras dos filhos da forma certa, sem exageros e problemas desnecessários. Além disso, conseguirá superar essa adversidade e contorná-la com o tempo, sem prejudicar a criatividade da criança.

Gostou do texto e quer receber mais ideias para a criação dos filhos? Siga as redes sociais da Crescer Sempre: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados