06 | 11 | 2024
Filantropia empresarial: o...
Provavelmente, você já percebeu que as pessoas agem e reagem às situações de forma diferente. Isso acontece porque elas têm diferentes tipos de personalidade, um fator que afeta a vida pessoal em diferentes momentos, incluindo a escolha da sua carreira.
Na infância, perceber essa inclinação é interessante. Porém, é na adolescência que a orientação e a vocação profissional se fazem mais necessárias.
Afinal, é nesse momento que se começa a escolher uma área de atuação. Por isso, entender as diferenças entre perfis é essencial para fazer um curso profissionalizante, por exemplo.
Você já pensou sobre o seu tipo de personalidade? Neste conteúdo, vamos mostrar quais são as possibilidades e por que essa teoria é relevante. Continue a leitura!
A teoria dos tipos de personalidade é uma proposta de classificação a partir de quatro critérios para definir os perfis psicológicos das pessoas.
Ela está embasada nas definições do psiquiatra Carl Jung, mas foi criada por Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers. Atualmente, é o conceito mais usado.
A partir de sua pesquisa, foi criado o Indicador Myers-Briggs dos Tipos de Personalidade (MBTI). Ele combina quatro critérios para detectar os perfis psicológicos a partir de um teste de questionário.
Dessa forma, o grande foco do teste é o autoconhecimento, o que o torna um dos principais métodos de classificação.
Vale a pena observar que esses tipos de personalidade têm relação com as soft skills, isto é, as habilidades socioemocionais. Isso ajuda a definir a melhor profissão a seguir por indicar quais são suas tendências e facilidades.
Os tipos de personalidade são fundamentais para identificar a orientação profissional, porque determinam suas características pessoais. Assim, indicam suas tendências, preferências e até experiências de vida, além de como toda essa bagagem pode contribuir para um resultado positivo.
Nesse sentido, é fundamental entender que a escolha de uma carreira envolve sentimentos e decisões. A pressão de escolher um caminho, muitas vezes, sem perceber que é possível fazer uma mudança de carreira, é outro ponto negativo.
Por isso, o ideal nesse momento é voltar-se para si mesmo e investir no autoconhecimento. É essencial pesquisar, analisar e considerar todas as influências externas e internas. Além disso, é útil conhecer os melhores testes vocacionais online e gratuitos, que ajudarão nesse processo de decisão consciente.
As classificações que acompanham os tipos de personalidade são:
Esses dois critérios são usados para indicar como a pessoa interage com o mundo à sua volta. Assim, existem duas possibilidades. Quem é extrovertido é sociável. Portanto, é mais comunicativo e não tem medo de expor opiniões. Isso faz com que sua atenção seja voltada à realidade.
Enquanto isso, os introvertidos ficam muito bem sozinhos. Interagem menos com outras pessoas e têm dificuldade para conversar com terceiros. Assim, sua energia está concentrada nos pensamentos e nas ideias.
Nesse caso, há indicação de como o indivíduo analisa e absorve as informações. Os sensoriais são mais materialistas. Por isso, dependem de fatos e detalhes concretos. São práticos e realistas.
Enquanto isso, os intuitivos são imaginativos. Eles usam seus comportamentos e crenças para chegar a conclusões. Com isso, são pessoas mais complexas e criativas.
Como você toma suas decisões? Esse é o foco desse critério. Ele também analisa o modo como se julgam as ações das outras pessoas.
Nesse sentido, se você é racional, usa sempre a lógica. Assim, analisa os prós e os contras para tomar uma decisão clara. Pessoas com essa característica costumam ser justas e valorizam a igualdade.
Por sua vez, se é sentimental, todas as suas ações são guiadas pelas emoções e os instintos. Isso faz com que se valorize a empatia e a harmonia sem seguir regras e padrões rígidos.
Por sua vez, o último critério tem relação com o modo de viver. Quem é julgador tende a tomar decisões com rapidez. Isso porque não pensa antes de agir para evitar o acúmulo de problemas. Ao definir um caminho, sente-se satisfeito.
Já o perceptivo pensa bastante antes de tomar uma atitude e, por isso, demora a agir. Dessa forma, não consegue atuar sob pressão e sente angústia quando passa por situações como essa.
A combinação desses quatro critérios gera 16 tipos de personalidade. Eles não vão indicar se você deve fazer curso técnico e curso profissionalizante ou se é melhor seguir para a faculdade. Porém, sinalizam quais áreas têm mais a ver com o seu perfil.
Assim, fica mais fácil escolher uma profissão, uma vez que se descarta aquilo que está muito longe do contexto em que você se insere.
Os 16 tipos de personalidade são:
As pessoas introvertidas, intuitivas, emocionais (pensadoras) e perceptivas são mais contidas e quietas. Por isso, se dão melhor com o mundo das ideias.
Essas características fazem com que sejam inteligentes, criativas e atenciosas. Também buscam respostas lógicas por serem analíticas, céticas e bons resolvedores de problemas. Alguns tipos de carreira ideais são:
O extrovertido, intuitivo, pensador e perceptivo tem uma educação empreendedora nata. Por isso, ele pode optar por abrir um negócio ou ter ideias inovadoras na empresa em que trabalha.
Pessoas com essas características preferem trabalhar sem prazos definidos e sem hierarquias. Isso porque têm dificuldade de cumprir as datas de entrega e receio de terem seu talento restrito.
Da mesma forma, evitam tarefas repetitivas e rotineiras. Seu foco são trabalhos mais conceituais e a resolução de problemas. Alguns exemplos de carreiras são:
As pessoas extrovertidas, intuitivas, pensadoras e julgadoras são líderes naturais. Costumam ser racionais, honestas e ter facilidade de tomar decisões. Identificam ineficiências e encontram maneiras de solucionar problemas.
Por terem essas características, gostam de estabelecer metas, construir um planejamento e prezam pela organização. Também conseguem fazer com que toda a equipe busque um objetivo comum. Algumas possíveis profissões são:
O introvertido, intuitivo, pensador e julgador se direciona pela lógica e pela razão. Essas pessoas são confiantes e seguras, estão sempre em busca de conhecimento e procuram melhorar o mundo.
Por outro lado, ficam desconfortáveis entre pessoas que não conhecem ou em grandes grupos. A preferência é por conversas mais profundas, em vez de superficiais. Alguns exemplos de carreiras incluídas nesse tipo de personalidade são:
O extrovertido, sensorial, sentimental e perceptivo são pessoas amigáveis, que gostam de ficar perto de mais gente e são bastante alegres. No trabalho, são realistas e práticas, mas gostam de incluir a diversão no alcance de objetivos.
Normalmente, são flexíveis e incentivam outras pessoas a crescerem. Alguns exemplos são:
A pessoa introvertida, sensorial, sentimental e perceptiva é silenciosa e amigável. Por isso, prefere observar o ambiente e absorver as situações. Gosta de trabalhar no próprio espaço e ter autonomia, finalizando as atividades conforme sua programação.
Também prioriza a lealdade e o comprometimento nos relacionamentos pessoais. Devido a suas características, busca evitar os confrontos, deixando de dar suas opiniões. Alguns exemplos de profissões são:
Quem é introvertido, sensorial, pensador e perceptivo é observador e quieto. Em caso de problemas, essas pessoas optam pela rapidez ao encontrar uma solução. Por isso, também são flexíveis e tolerantes.
Geralmente, valorizam os dados, os fatos e a lógica. Ainda assim, gostam de criar coisas e gerar novas maneiras de fazer as situações funcionarem. De quebra, eles também aprendem. Estão enquadrados nesse tipo:
O empreendedor é extrovertido, sensorial, pensador e perceptivo. A pessoa com essa personalidade é enérgica, flexível e pragmática, estando sempre em busca de resultados rápidos.
Por isso, chega a correr riscos para encontrar soluções para os problemas. Isso faz com que sejam intempestivos, agindo antes de pensar. Só depois fazem melhorias nos processos e ações adotados.
Com uma rotina acelerada, gostam de ficar perto de outras pessoas e viver o presente. Alguns exemplos são:
O extrovertido, intuitivo, sentimental e perceptivo costuma ser inovador e inspirador. Tende a ser valorizado no mercado de trabalho, inclusive porque não tem receio de correr riscos.
Por serem perceptivos, conseguem entender como funcionam indivíduos e os grupos. Assim, é normal ocuparem a posição de líderes.
Têm muito entusiasmo, aprendem com o abstrato e as experiências, e procuram potencializar suas vivências pessoais e profissionais. Algumas profissões são:
Esse tipo de personalidade se caracteriza por ser introvertido, intuitivo, sentimental e perceptivo. Essas pessoas são inovadoras, curiosas e gostam de questionar. Também tendem a ser otimistas e costumam inspirar outras pessoas.
Têm facilidade em conectar padrões ocultos por gostarem dos pensamentos abstratos. Alguns exemplos de carreiras são:
Se você é extrovertido, intuitivo, sentimental e julgador, tem o carisma e a empatia como características. Essa pessoa tem uma intuição muito forte quando relacionada a motivações, necessidades e emoções das outras pessoas.
Por isso, buscam melhorar a equipe, além de serem responsáveis e leais. Também desejam melhorar o mundo a sua volta. Algumas carreiras são:
Esse é um dos tipos de personalidade incomuns por caracterizar a pessoa como introvertida, intuitiva, sentimental e julgadora. Quem se enquadra nesse modelo é perspicaz sobre as necessidades e as preocupações dos outros por ser carinhoso e gentil.
Ao mesmo tempo, é uma pessoa criativa e artística. Com isso, gosta e costuma realizar atividades que busquem ajudar os outros. Alguns exemplos de carreiras são:
O extrovertido, sensorial, pensador e julgador costuma ser um grande executivo. Essa pessoa valoriza a dedicação, a honestidade, a ordem e a tradição. Costuma tomar decisões de forma prática, a fim de atingir resultados eficientes e com rapidez.
Para ter essas características, são lógicos, competentes e organizados. Por isso, conseguem criar e implementar projetos sem se esquivar das decisões difíceis.
Além disso, conseguem reunir as pessoas rumo a um objetivo comum. Assim, algumas carreiras enquadradas nesse modelo são:
O inspetor é introvertido, sensorial, pensador e julgador. Essa pessoa é responsável e prática, sendo capaz de tomar decisões lógicas facilmente. Isso porque estrutura e organiza todas as informações e dados.
Quem tem essa personalidade valoriza a lealdade, as tradições, a rotina e a ordem. Portanto, é alguém pouco flexível, porque não gosta de mudanças. Alguns exemplos de carreiras são:
Sendo introvertido, sensorial, sentimental e julgador, o defensor busca manter os padrões estabelecidos, sempre seguindo a ordem. É uma pessoa com forte ética no trabalho, que busca cumprir seu dever e auxiliar os outros.
Essa pessoa é metódica e responsável. Por isso, gosta de deixar a atividade concluída e só se sente satisfeito ao atingir esse propósito. Algumas profissões são:
O extrovertido, sensorial, sentimental e julgador é sério e prático. Cumpre suas responsabilidades, ao mesmo tempo que é sensível às demandas das outras pessoas.
Por reunir essas características, busca a harmonia e gosta de doar seu tempo, suas emoções e seus esforços para ajudar.
Muito disso advém de sua própria necessidade de agradar. Apesar disso, priorizam a tradição e a lealdade. Seu código moral é bem definido e sua preferência é por manter uma rotina.
Assim, mantém uma programação regular para permanecer com boa produtividade e organização. Alguns exemplos de profissões são:
Agora, você conheceu a teoria dos perfis psicológicos mais relevante e pode começar a traçar seu plano de carreira. Assim, é necessário investir no autoconhecimento para descobrir em qual modelo se encaixa.
Vale ressaltar que, da mesma forma como as pessoas mudam de opiniões, alteram seus estilos e amadurecem suas ideias ao longo da vida, é possível que sua personalidade MBTI de hoje não permaneça a mesma para sempre. Por isso, é perfeitamente normal que, com o crescimento pessoal, seu teste mostre outro resultado no futuro.
Portanto, entender os tipos de personalidade é uma maneira de encontrar alternativas compatíveis e seguir um caminho adequado profissionalmente, visando a realização na vida pessoal e acadêmica.
Gostou do conteúdo e quer ver mais dicas úteis para o seu presente e futuro? Então, acesse o blog para ler mais conteúdos relevantes e informe-se sobre qualificação profissional, melhoria nos estudos e mais.
Leia também