7 dicas de como ajudar seu filho a escolher uma profissão

Vida Profissional
28 | 12 | 2022

Criar uma cultura de pensar no que a criança quer ser quando crescer pode ser um diferencial importante no desenvolvimento do seu filho. Afinal, escolher profissão costuma ser um momento de dúvidas entre os jovens — e pode até causar certo sofrimento ou ansiedade.

Assim, trabalhar o assunto com naturalidade em casa desde os primeiros anos escolares — sem pressão ou cobranças — pode ajudar a tornar o tema mais familiar e tranquilo para o jovem. Além disso, no momento da decisão, os pais também podem ajudar os filhos a fazer escolhas mais acertadas.

Quer entender como fazer isso? Neste conteúdo, mostramos o papel dos pais nessa decisão e trouxemos 7 dicas para ajudar o seu filho a escolher a profissão. Confira!

Qual é o papel dos pais na escolha das profissões dos filhos?

A decisão da escolha de uma profissão deve ser sempre do seu filho. É ele que precisará lidar com a preparação para a profissão, os estudos e, no futuro, a rotina no mercado de trabalho. Nesse sentido, ter satisfação com a função que exerce é essencial para que ele seja feliz e tenha qualidade de vida, não é mesmo?

No entanto, os pais podem atuar como guias e dar suporte nessa decisão. Maior experiência de vida e vivência profissional podem ajudar os jovens a ampliarem a visão sobre o que observar na escolha e já se preparar para superar os eventuais desafios dessa jornada.

Quais ações adotar durante esse processo de decisão?

Para conseguir exercer o seu papel corretamente, existem algumas ações que os pais podem adotar na rotina para auxiliar no processo de decisão dos filhos. Veja só:

Adote o diálogo

Separe momentos para conversar com o filho e, principalmente, esteja pronto para escutar. 

Muitas vezes, o fato de ter mais experiência na vida faz com que os pais adotem uma postura de falar mais e acabam impedindo que o jovem se expresse como deseja. Portanto, pratique a escuta ativa e incentive que ele se abra sobre seus anseios, preferências e interesses.

Trabalhe a aceitação

Outro ponto importante é estar pronto para aceitar que, talvez, o seu filho não tenha os mesmos objetivos e anseios que você. Também é preciso ter em mente que ele pode ter mudado de ideia em relação a profissões e metas que foram pensados na infância, por exemplo.

Proporcione uma influência positiva

É bastante comum que os pais sejam vistos como exemplos pelos filhos. Então foque em atuar como uma influência positiva, que sirva de inspiração. 

Pode ser interessante falar sobre a sua trajetória na escolha profissional, dificuldades e outras questões para que ele perceba essa identificação e veja que é possível superar os desafios.

Respeite a escolha do filho

Ao ter um filho, é normal pensar em qual será a profissão ou até ter planos específicos para isso. Mas não se esqueça de que a decisão deve ser do jovem, conforme as habilidades, desejos e objetivos que ele tiver.

Você pode ajudar no processo, ajudar em pesquisar e trazer informações, mas não projete os seus anseios pessoais no seu filho e entenda que a decisão final deve ser dele.

Acolha o seu filho

Por fim, adote sempre uma postura acolhedora — de maneira ampla. Esteja disponível para quando ele tiver dificuldades, ofereça suporte diante de momentos de insegurança e mostre que você estará lá para ajudá-lo. Isso é essencial para que o jovem tenha mais tranquilidade ao escolher profissão.

7 dicas de como ajudar o jovem a escolher uma profissão

Você já sabe que o processo de escolher uma profissão pode trazer dificuldades, então vale a pena conhecer algumas dicas específicas para ajudar o seu filho nesse momento. A seguir, veja 7 práticas para adotar!

1. Trabalhe o desenvolvimento do autoconhecimento em casa

O autoconhecimento é fundamental para ajudar a avaliar as carreiras do mercado e descobrir qual é a profissão mais adequada. Por esse motivo, vale a pena trabalhar com o seu filho para que ele se conheça melhor. Nesse momento, a ideia é que ele identifique questões como:

  • habilidades já desenvolvidas;
  • temas ou assuntos com os quais têm maior afinidade;
  • atividade que gosta de fazer;
  • atividades que não gosta em sua rotina;
  • matérias ou temas que geram dificuldades;
  • talentos específicos (mesmo que não relacionados a alguma profissão);
  • áreas que despertam maior interesse ou curiosidade;
  • tarefas e rotinas que não parecem interessantes.

2. Estimule a descoberta ou a confirmação dos interesses e habilidades

Durante o processo de autoconhecimento, é normal que surjam dúvidas na hora de listar alguns dos itens propostos. Aqui, é interessante buscar formas de ajudá-lo a descobrir ou a confirmar os interesses e outras questões propostas no tópico anterior.

Isso pode ser feito de diversas formas — e muitas delas podem render ótimos programas em família. Existem vários filmes e séries que abordam profissões específicas, então podem ser assistidos para que o jovem identifique possíveis interesses.

A participação em atividades extracurriculares também é outro ponto relevante. Existem diversos cursos que enriquecem o currículo e permitem vivenciar experiências diferentes, que podem ajudar a identificar interesses e habilidades para direcionar o futuro profissional.

Caso tenha dúvidas sobre quais opções buscar, recorra à escola: a participação da família é importante e os docentes podem trazer algumas ideias sobre quais atividades podem ser mais adequadas para auxiliar nesse processo de descoberta.

3. Auxilie na pesquisa sobre cursos e profissões

Para tomar uma boa decisão sobre qual carreira seguir, é preciso conhecer as diferentes oportunidades do mercado. Então ajude seu filho a pesquisar diferentes cursos e profissões para que ele entenda os requisitos necessários, funções relacionadas e outros dados relevantes.

Isso é fundamental ao escolher profissão, já que trará informações mais robustas para que o jovem possa analisar se enxerga um alinhamento das oportunidades com o que ele busca em termos de carreira.

Com a internet, isso ficou ainda mais fácil. Existem diversos canais de pesquisa especializados em profissões, ajudando a ter uma visão mais completa sobre cada carreira e o mercado de trabalho. Também vale pesquisar eventos em universidades desenvolvidos para a apresentação de carreiras ou palestras sobre o tema.

4. Ajude o seu filho a conversar com profissionais da área

Outra dica é pesquisar profissionais de carreiras de interesse do seu filho para marcar uma conversa. Com as redes sociais, fica mais fácil encontrar pessoas que se disponibilizam para essa atividade, direcionando tempo para conversar com jovens sobre as possibilidades de uma profissão.

Caso tenha parentes ou amigos que atuam em áreas, converse com eles para ver se podem ajudar. Essa é uma ótima oportunidade para que seu filho esclareça dúvidas e conheça em mais detalhes as diferentes possibilidades das carreiras que despertaram o seu interesse.

Por exemplo, ele pode perguntar sobre como é a rotina, as possibilidades de ganhos, as exigências do mercado e ter uma visão bastante realista. Isso também reduzirá os riscos de ter uma frustração após começar a vivenciar o dia a dia da carreira após escolher profissão.

5. Considere investir em testes vocacionais

Os testes vocacionais são desenvolvidos para ajudar a identificar as afinidades dos estudantes. Na prática, eles são interessantes porque trazem uma visão bastante ampla e podem apresentar profissões que, inicialmente, talvez não fossem cogitadas, mas que podem ter alinhamento com o perfil do seu filho.

Existem alternativas disponíveis na internet e algumas instituições de ensino oferecem esse suporte ao aluno. Também é possível procurar terapeutas que aplicam esses testes, caso queira uma solução ainda mais aprofundada.

6. Mostre que a escolha não precisa ser definitiva

Um dos principais medos ao escolher profissão é tomar a decisão errada. Nesse cenário, é papel dos pais ajudar a tranquilizar o jovem e, principalmente, mostrar que a definição não precisa ser definitiva. Afinal, muitas pessoas migram de carreira depois de um tempo, não é?

O segredo, então, é mostrar o acolhimento e fazer com que o seu filho entenda que, se ele mudar de ideia no futuro, a família continuará dando apoio. Lembre-se de que os estudos terminam em uma idade baixa: é o início da vida adulta e as dúvidas sobre gostos, afinidades e objetivos são comuns.

Ao perceber que a escolha não precisa ser para toda a vida e que a família estará ali para dar suporte diante de mudanças, provavelmente o seu filho ficará mais tranquilo para fazer uma escolha.

7. Ajude-o a se preparar para a profissão

Por fim, ajude o seu filho a se preparar para seguir a carreira escolhida. Após ele se decidir, aprofunde as pesquisas sobre a profissão desejada para identificar formas de se desenvolver profissionalmente e se destacar. Isso garantirá um apoio ainda maior, trazendo diversos efeitos positivos para a vida pessoal e profissional.

Com essas 7 dicas sobre como escolher uma profissão, você terá melhores condições de auxiliar o seu filho nesse momento tão importante da vida. 

Não se esqueça de adotar uma postura acolhedora, escutar as necessidades do jovem e buscar formas de auxiliá-lo na trajetória. Isso permitirá que ele inicie a vida profissional com mais confiança.

Aproveite também para ler o artigo sobre a importância dos cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados