Curso Técnico e Curso Profissionalizante: conheça as diferenças

Qualificação Profissional
29 | 06 | 2022

Quando se fala em preparação para o mercado de trabalho, existem diversas alternativas que podem ser buscadas para aumentar a sua qualificação. Nesse caso, duas opções comuns são o Curso Técnico e o Profissionalizante. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles?

Os termos podem gerar alguma confusão e, com isso, fica mais difícil fazer uma escolha consciente sobre qual opção escolher. Portanto, é essencial entender as diferenças entre esses dois tipos de cursos, para definir a modalidade ideal para os seus objetivos.

Se você quer esclarecer o assunto, continue a leitura e entenda, de uma vez por todas, o que diferencia um Curso Técnico e um Curso Profissionalizante!

Quais os principais pontos que diferenciam os Cursos Técnicos e Profissionalizantes?

Ao pesquisar sobre os tipos de cursos disponíveis, nem sempre é fácil identificar o que individualiza cada categoria. Para facilitar a compreensão sobre como funciona cada opção e suas diferenças, preparamos uma lista com as principais características. Confira a seguir!

Formação exigida

O Curso Profissionalizante não exige a conclusão de nenhuma etapa de aprendizado, então pode ser cursada em conjunto com o Colégio ou após a formatura. Assim, ele é mais acessível e permite a preparação para o mercado do trabalho com maior antecedência.

No Curso Técnico, é exigido a conclusão do Ensino Médio ou é permitido cursá-lo em conjunto. Assim, é possível repassar grade curricular, prevista pelo MEC, e adicionar as matérias relativas ao aprendizado profissional.

Carga horária 

O Curso Profissionalizante tem uma carga horária mais curta, que pode variar entre 1 mês e 1 ano. Por isso, oferece uma capacitação mais rápida para quem pretende conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho, aprimorar ou desenvolver novas habilidades. 

Já o curso técnico tem uma carga horária maior, entre 18 e 24 meses, permitindo estudos mais amplos e aprofundados.

Abordagem

Após entender as diferenças em relação à carga horária do curso técnico e profissionalizante, vale destacar o que muda na abordagem. 

O Técnico costuma tratar de matérias teóricas e práticas, com vários aspectos relacionados ao ramo de conhecimento do curso e estudos mais amplos.

Já o Profissionalizante é mais específico e prático, com o objetivo de ensinar ao aluno como realizar determinadas atividades que o capacitem para a profissão desejada. 

Certificação

Os dois cursos oferecem um certificado de conclusão, que indica a área e a carga horária cursada. 

Porém, somente o Ensino Técnico precisa de aprovação do Ministério da Educação (MEC) e terá um diploma registrado, reconhecido pelo órgão. Por não ter essa exigência, o Ensino Profissionalizante também é conhecido como curso livre.

Valor do curso

Os Cursos Profissionalizantes têm um custo mais baixo devido às suas características, como menor carga horária. Já o Curso Técnico costuma ter custos mais elevados por causa da sua complexidade. 

Além disso, é possível encontrar opções gratuitas de ambos, que visam dar suporte para a população que precisa desenvolver habilidades para encontrar oportunidades no mercado de trabalho. Portanto, a limitação financeira não precisa impedir o acesso ao aprimoramento profissional.

Como escolher entre curso técnico e curso profissionalizante?

Não existe uma escolha certa sobre o assunto, então é preciso que o aluno analise os objetivos e a sua situação para entender qual é a opção mais adequada. A formação existente, o tempo disponível e o prazo para conquistar a certificação, podem ser determinantes nessa decisão.

Quem busca cursos com reconhecimento do MEC, que podem ser exigidos em determinadas oportunidades de emprego, provavelmente terá mais sucesso com os Cursos Técnicos. No entanto, quem deseja conquistar uma profissão para se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho, pode iniciar com os Cursos Profissionalizantes. 

Vale ressaltar que nada impede você de fazer um tipo de curso hoje e, no futuro, buscar mais qualificações, cursando outras alternativas. O aprendizado contínuo é importante para melhorar a qualidade do trabalho e conseguir mais diferenciais para o mercado de trabalho. 

Agora que você já sabe a diferença entre curso técnico e curso profissionalizante, avalie o seu perfil e objetivos para entender qual é o mais adequado às suas prioridades. Além disso, procure por boas instituições para o melhor aprendizado.

Se você está em busca de oportunidades para aprender mais sobre uma área ou profissão, acesse o nosso site! Na Crescer Sempre, você encontra uma infraestrutura completa para os cursos profissionalizantes.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados