Estilos de aprendizagem: como identificar o seu

Estudo
08 | 03 | 2023

Você já deve ter ouvido falar que uma pessoa tem mais habilidade com determinada disciplina ou que absorve os conhecimentos de forma eficiente se fizer anotações. Essas variações ocorrem devido aos diferentes estilos de aprendizagem.

A área de educação está atenta a essa informação. Afinal, em uma sala de aula, os estudantes aprendem de maneira diferente.

Enquanto uns precisam experimentar, outros gostam de ouvir e há quem prefira ler, por exemplo.

O importante é entender que não existe resposta errada. Cada pessoa aprende e pode ser um aluno protagonista nesse processo.

Por isso, é fundamental saber qual é seu estilo de aprendizagem para aproveitar melhor o conhecimento. Entenda melhor as possibilidades, continue a leitura!

O Modelo VARK

Os estilos de aprendizagem são definidos pelo Modelo VARK. Ele consiste em uma teoria específica, que ganhou notoriedade em 1992 com a sugestão de um novo método de estudo oferecido por Fleming e Mills.

A ideia era começar a personalizar o ensino a partir das habilidades de cada estudante.

Portanto, a ideia era deixar de lado a padronização da sala de aula e aproveitar as características individuais para internalizar os conhecimentos.

Até hoje, muitas pessoas criticam o método VARK — cuja sigla vem dos estilos de aprendizado.

No entanto, é uma boa alternativa para fortalecer os estudos dos alunos. Especialmente, para quem está com dificuldades e tira notas baixas.

Ou seja, essa iniciativa não precisa vir da escola. Pode ser um estímulo próprio, com o intuito de obter melhores resultados.

As quatro categorias de aprendizagem

O método VARK prevê quatro estilos de aprendizagem. Eles são:

1. Visual

É aquele em que o estudante retém o conhecimento a partir da visualização de gráficos, setas, diagramas, símbolos, mapas e outros tipos de imagens.

Além disso, podem ser estáticas ou em movimento. De toda forma, é preciso ter uma hierarquia de informação para que tudo fique claro.

Uma forma prática de aplicar o estilo de aprendizagem visual é usar o mapa mental. O próprio estudante cria o seu a partir daquilo que precisa aprender sobre determinada disciplina.

Assim, coloca conceitos-chave e hierarquiza conforme suas necessidades. Assim, fica mais fácil saber o que reforçar para as provas.

2. Auditivo

Nesse caso, a pessoa absorve mais o conhecimento oral. Por isso, são estudantes que aprendem mais ouvindo as informações, seja de maneira individual, seja em grupo.

Assim como a audição, também valem a fala, as discussões em grupo e a repetição verbal.

Uma forma de aplicar o estilo auditivo é fazendo debates entre grupos em sala de aula. O aluno também pode ler seu caderno em voz alta em casa, a fim de reter melhor as informações.

3. Leitura e escrita

As duas ações fazem parte de um mesmo grupo, que foca a palavra escrita. Assim, o aluno tem mais sucesso ao ler informações escritas em apresentações ou planilhas, além de gostar de anotações. Por isso, obtém melhores resultados com textos que podem ser referenciados.

Um exemplo são as anotações detalhadas. Elas podem ser feitas em sala de aula para tirar todas as dúvidas com o professor. Em casa, elas servem como materiais de estudo para as provas.

4. Cinestésico

A palavra cinestésico se refere ao uso do tato nos estudos. Portanto, o foco são as situações práticas. Portanto, esse estudante gosta de experimentar, testar e aplicar os conhecimentos.

Ou seja, ele assume um papel ativo e costuma se dar muito bem nos estudos científicos.

Em sala, alguns exemplos desse estilo de aprendizagem são as aulas de laboratório, a realização de maquetes, a criação de robôs na aula de robótica etc.

A importância de encontrar seu estilo de aprendizagem e como fazer isso

Ao encontrar seu estilo de aprendizagem, você consegue aplicar o modelo que se adapta melhor à sua realidade. Com isso, a tendência é ter uma melhor qualidade de ensino, o que impactará as suas notas.

Portanto, essa é uma forma de você desenvolver suas habilidades socioemocionais e técnicas na escola. Ou seja, os diferentes estilos contribuem para melhorar as relações com a família, o trabalho e outras configurações.

Para os pais, é a oportunidade de ajudarem seus filhos de maneira mais acertada. Dessa forma, você utiliza os recursos certos para ensinar tanto as disciplinas da escola quanto outros conhecimentos necessários para a vida.

A questão é: como identificar o seu estilo de aprendizado? Existem vários testes online que podem ser utilizados. Um deles é o Teste VARK, com versão em português.

Dessa forma, você descobre quais são os estilos de aprendizagem mais pronunciados. Até mesmo porque é possível ter mais de um deles. Com isso, você poderá estudar com mais profundidade e internalizar melhor o seu conhecimento.

Achou interessante ter mais informações sobre esse assunto? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem o melhor método de estudo para si.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados