Português para crianças: como estimular o aprendizado em casa

Primeira Infância
03 | 05 | 2023

Na infância, o aprendizado do idioma materno é fundamental para começar a falar, interagir e compreender o mundo. Dessa forma, o português para crianças é essencial para o desenvolvimento da linguagem, bem como para conhecer outras culturas e otimizar o estudo de diferentes assuntos. É também uma disciplina fundamental para o vestibular.

No entanto, existem muitas dúvidas relacionadas a como trazer esse estímulo. Afinal, os métodos e os estilos de aprendizagem são variados. Portanto, escolher o mais adequado permite potencializar o desenvolvimento do estudante.

Entenda como incentivar o português para crianças com dicas essenciais que ajudarão a alcançar esse objetivo. Continue a leitura!

Evite a fala infantilizada

Muitos pais e mentores costumam utilizar a fala infantilizada para conversar nos primeiros anos da infância. Assim, usar o diminutivo e palavras erradas não é recomendado, quando o foco é estimular o português para crianças.

Por mais que isso pareça uma demonstração de amor, o ideal é conversar em um tom de voz normal e falar as palavras corretamente. Dessa forma, uma pronúncia adequada ajuda na hora de replicar os termos e no aprendizado da escrita.

Use atividades lúdicas

A ludicidade é uma das técnicas mais relevantes quando o foco é ensinar as crianças. Isso vale para todas as disciplinas. Portanto, vale a pena usar a diversão e a interação para repassar o aprendizado do português.

Existem várias formas de utilizar atividades no desenvolvimento infantil. Por exemplo, a colagem é uma boa aliada da alfabetização infantil, assim com:

  • palavras para colorir;
  • pinturas;
  • games com alfabeto interativo.

Aproveite a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada no aprendizado do português para crianças. Você pode usar aplicativos para alfabetização e palavras cruzadas online, por exemplo.

Uma das vantagens é o fato de usar a ludicidade. Alguns aplicativos para aprender o português são: 

Explore o aprendizado de novas palavras

Outra forma de ensinar o português para crianças é explorando o aprendizado de novas palavras. Isso é essencial para estimular a curiosidade e a criatividade, assim como compreender as letras de forma mais natural.

Como fazer isso? Quando uma nova palavra surgir, pesquise o significado com a criança. Em seguida, veja como ela pode ser usada em vários contextos e frases, utilizando figuras que demonstrem sua definição e perguntando se a criança sabe o nome das coisas.

Essa é uma maneira de aumentar o vocabulário. Afinal, o processo é fundamental para a fala e contribui com o processo de escrita. Dessa forma, o movimento deve ser feito ao longo do tempo para surtir o resultado esperado.

Leia diariamente com a criança

O incentivo do aprendizado do português para as crianças deve passar, obrigatoriamente, pela leitura. Estimule o hábito desde cedo, servindo como exemplo e leia sempre com os pequenos.

A literatura deve ser infantil e adaptada à idade. Por exemplo, bebês podem usar livros de tecido ou folhas grossas. Já as crianças maiores podem ter contato com histórias indicadas para a faixa etária. Dessa forma, isso ajudará:

  • conhecer palavras e significados;
  • memorizar o vocabulário;
  • escrever melhor.

O hábito de leitura também auxilia a estreitar os laços com a criança. Afinal, ao lerem juntos, a relação familiar melhora.

Utilize jogos

Além da tecnologia, aproveite jogos não digitais para estimular o aprendizado do português. Algumas opções são:

  • jogo da forca;
  • stop;
  • cartas de memória.

Lembre-se de que estímulos favorecem a compreensão das palavras e dos diferentes significados presentes na língua.

Assim, fica claro que estimular o aprendizado do português para crianças é simples e divertido. O processo deve ultrapassar as barreiras da escola e ser internalizado na rotina familiar, garantindo aproximação com o idioma.

Portanto, se gostou do conteúdo, aproveite para deixar seu comentário e compartilhá-lo nas suas redes sociais, ajudando outros pais e responsáveis a melhorar o aprendizado do português.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados