09 | 10 | 2024
Power skills: competências do...
A área de administração é bastante ampla, envolvendo diversos cargos e funções. Dentro dela, uma das possibilidades de atuação é como assistente administrativo. Você conhece essa profissão? Ela pode trazer uma série de oportunidades no mercado de trabalho.
Contudo, para aproveitá-las, é preciso entender mais sobre o que faz um assistente administrativo, suas funções e os conhecimentos necessários. Quer saber a resposta para essas questões? Então continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
O assistente administrativo assessora o gestor de uma empresa nas rotinas do negócio. Assim, ele atua realizando diversas atividades que ajudam a agilizar os processos. Por exemplo, ele lida com documentos, pagamentos, agenda de compromissos, entre outros.
No entanto, as funções do cargo em si variam em cada empresa. Afinal, a companhia pode ter porte, número de funcionários e atividades envolvidas diferentes. Em alguns casos, ela opta por ter vários assistentes, cada um com responsabilidades específicas e limitadas. Em outros, apenas um profissional precisará lidar com todas as tarefas.
Para que você entenda melhor as possibilidades do cargo, veja as principais funções que costumam ser exercidas pelo assistente administrativo:
O cargo de assistente administrativo exige conhecimentos básicos, que são adquiridos durante o ciclo escolar até a conclusão do Ensino Médio. Porém, também existem algumas questões específicas que são relevantes, por exemplo:
Além disso, existem algumas soft skills que podem ajudar a se desenvolver nessa carreira. Dessa forma, é comum que elas sejam procuradas pelas empresas nos processos seletivos. Veja as principais:
Ao pesquisar sobre o cargo de assistente administrativo, é comum se perguntar o que muda em relação ao cargo de auxiliar. Os termos são semelhantes, então é comum que surja confusão entre eles.
O auxiliar também tem um cargo de suporte ao gestor. Contudo, as tarefas exercidas são menos complexas que aquelas realizadas por um assistente. Esse profissional costuma recepcionar clientes e fornecedores, atender telefonemas, preencher documentos simples, entre outros.
Ou seja, ele tem uma carga menor de responsabilidades. Com isso, a média salarial também é mais baixa. Porém, é possível iniciar em um cargo de auxiliar, desenvolver-se e conquistar promoções no setor administrativo da empresa.
Se interessou por essa profissão? Então é possível que você queira saber quais são os requisitos para atuar nela. De modo geral, não é preciso ter um diploma de ensino superior para assumir o cargo, desde que você atenda aos requisitos da empresa empregadora.
No entanto, ter uma graduação em administração ou áreas correlatas pode abrir diversas portas e ajudar você a se destacar da concorrência. Ademais, esse diploma traz conhecimentos bastante relevantes sobre os negócios, ajudando a buscar um desenvolvimento maior dentro da empresa.
Além disso, existem outras formas de buscar conhecimentos da área e se capacitar da melhor forma para buscar destaque no mercado de trabalho, como os cursos profissionalizantes. Eles são mais curtos e focados no dia a dia prático, além de trazerem aprendizados técnicos relevantes.
Na Crescer Sempre, por exemplo, os cursos profissionalizantes têm até 6 meses de duração. Assim, é possível se desenvolver mais rapidamente e com qualidade para impulsionar a sua carreira.
Pronto! Agora que você já sabe o que faz um assistente administrativo e as principais funções do cargo pode considerar essa profissão. Ademais, caso queira ter melhores qualificações para buscar uma colocação no mercado de trabalho, conte com os cursos profissionalizantes.
Quer acompanhar mais dicas para a sua carreira? Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!
Leia também