ONG de Educação: entenda a importância para a sociedade

Estudo
01 | 12 | 2021

A educação é um dos principais pilares para a formação de um ser humano íntegro, isso porque supre necessidades intelectuais e sociais. Atualmente, há projetos que visam disseminar e propiciar o propósito educacional, como é o caso de uma ONG de educação.

Cada vez mais há limitações que impedem ou dificultam o acesso à educação. Por isso, as instituições que trabalham com o propósito de dar acesso educacional de qualidade para todas as pessoas, são tão essenciais para a sociedade. Para entender mais sobre ONGs, qual a sua importância e como funcionam, continue a leitura!

Afinal, o que é uma ONG?

ONGs são organizações sem fins lucrativos que oferecem apoio governamental e que promovem acesso a diferentes campos sociais. Assim, àquelas focadas em educação têm o intuito de conceder os direitos básicos à população.

Para conseguir dar seguimento nas atividades sem investimento público e sem lucros financeiros, são buscados patrocínios de empresas e pessoas físicas que se identificam com o propósito da ONG e também podem ser desenvolvidos eventos como bazares a fim de arrecadar fundos para a continuidade do projeto. Em muitos casos, há trabalhos desenvolvidos por voluntários. 

No caso das organizações educacionais, é indescritível a importância que elas suprem para a comunidade local que atendem. 

Quais os impactos de uma ONG de educação?

De forma prática, as ONGs educacionais atuam no apoio às necessidades e carências de educação de crianças e adolescentes que estão inseridas no sistema escolar público. Construindo a conscientização e desenvolvendo o pensamento crítico, as Organizações Não Governamentais colaboram para o protagonismo da comunidade em que estão inseridas.

Diversas são as situações de vulnerabilidade que podem atingir crianças, portanto é essencial que haja um ambiente de acolhimento onde essas pessoas possam se desenvolver com tranquilidade, segurança e acesso a direitos básicos.

Paralelamente a isso, essas organizações atuam no combate à evasão escolar, contato de crianças e adolescentes com práticas nocivas e situação de rua, por exemplo. 

Como funciona uma Organização Não Governamental educacional?

Não há regras e nem uma formas definidas de atuação para essas instituições. Porém, existem algumas das atividades que podem ser desenvolvidas. Confira as principais a seguir!

Ensino curricular

Nesse caso, as ONGs oferecem aulas que estão de acordo com o Ministério da Educação (MEC), podendo atender diferentes etapas do ensino básico, por exemplo:

Existem diferentes formas desse modelo ser colocado em prática, podendo ser em turnos integrais ou separados em turnos diurnos e vespertinos. Isso poderá depender da necessidade das famílias e das condições que a ONG estabelecer.

Atividades culturais e esportivas

Há ONGs que atuam com o oferecimento de diferentes atividades culturais e esportivas para as crianças e adolescentes realizarem enquanto não estiverem no turno escolar. É uma forma de mantê-los em constante movimento e em atividades apropriadas para a idade e faixa etária. 

Projetos Profissionalizantes

Os Projetos Profissionalizantes são mais comuns para jovens que estejam no Ensino Médio ou tenham acabado de concluí-lo, isto porque o principal objetivo é prepará-los e facilitar sua inserção no mercado de trabalho formal, após sair da escola. Há diferentes opções de cursos e o aluno pode optar pelo que melhor se identifica.

Acesso a espaços de desenvolvimento

Nesse modelo, as ONGs funcionam mais como rede de apoio para o desenvolvimento educacional de diferentes faixas etárias. Isso porque, disponibilizam espaços físicos, como bibliotecas e laboratórios de informática a fim de permitir o acesso à informação e possibilidade de realizar pesquisas e confecção de trabalhos escolares.

Conheça a Crescer Sempre

A Crescer Sempre é uma ONG de educação, um projeto social sem fins lucrativos, que atende a comunidade Paraisópolis em São Paulo. Com a missão de transformar vidas e impactar a comunidade local por meio da educação de qualidade, promove diferentes atividades que vão desde educação regular até biblioteca com acesso para toda a comunidade. 

Para conhecer melhor sobre nosso propósito e trabalho, acesse nosso site!

Banner com 3 imagens representando suas áreas de atuação e incentivando que você doe sua nota fiscal.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados