Não sabe como montar um portfólio profissional? Veja por onde começar!

Vida Profissional
04 | 01 | 2023

Aprender como montar um portfólio profissional é importante para ter um documento que demonstre as suas habilidades para um contratante, cliente ou potencial empregador. Afinal, eles precisarão ter meios de avaliar se as suas capacidades se alinham às necessidades deles.

Assim, o portfólio funciona como um tipo de currículo, reunindo todas as informações sobre o profissional, suas habilidades e qualificações. Porém, como diferencial, ele também traz amostras de trabalhos já realizados. Na hora de pensar em montar o seu, é comum que surjam preocupações e dificuldades, mas não precisa se preocupar.

A seguir, listamos os passos fundamentais para que você saiba por onde começar a montar o seu portfólio!

Escolha uma plataforma para publicação

Com o uso cada vez maior da tecnologia, é bastante comum que as pessoas utilizem materiais digitais para analisar informações ou divulgar dados. Então, vale aproveitar essa tendência na hora de montar o seu portfólio.

Existem diversas plataformas online que permitem criar portfólios totalmente personalizados, que podem ser compartilhados via redes sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram.)

Inclusive, com o crescimento do uso de QR Codes, você também pode inseri-lo em cartões de visita ou em um material impresso. Assim, quem receber esses documentos poderá acessar o portfólio digital e conferir todas as informações online.

Selecione os melhores trabalhos

O próximo passo sobre como montar um portfólio é selecionar os seus melhores trabalhos para ilustrar o documento. A ideia é mostrar as suas habilidades e também comprová-las mostrando os resultados da sua atuação.

Por exemplo, se você atua como cabeleireiro, pode mostrar fotos de penteados, colorações e cortes de clientes. Já quem atua com maquiagem, pode mostrar os resultados obtidos pelos clientes ao contratar os serviços. Se você é manicure, fotos de unhas das clientes antes e depois costuma ter efeitos ótimos. Mas as possibilidades não se limitam ao ramo da beleza!

Nesse sentido, quem trabalha com informática pode trazer depoimentos de clientes ou trazer resultados de manutenção, montagem e limpezas de hardwares ou instalações de softwares em máquinas. Então, analise os serviços prestados e busque os resultados que podem ser usados para atrair mais clientes e contratos.

Inclua o processo criativo de cada trabalho

Você também pode considerar apresentar o processo criativo de cada trabalho realizado. Aqui, a ideia é demonstrar o seu cuidado com as etapas do processo, as práticas utilizadas para trazer diferenciais e outros pontos que ajudem a demonstrar o seu valor para o cliente.

Para isso, vale recorrer ao uso de fotos e vídeos, conforme o tipo de trabalho realizado e eventuais autorizações de clientes. Você também pode trazer referências que foram usadas para desenvolver o trabalho, fontes de inspiração e outras informações que ajudem os interessados a conhecer sua maneira de atuação.

Fale sobre você

O portfólio também deve trazer informações sobre você para que o cliente ou contratante conheçam mais detalhes sobre as suas habilidades. Então reserve um espaço para se apresentar, contar sobre a sua trajetória e qualificações.

Esse é o momento, por exemplo, de falar sobre a sua formação escolar e profissional, com cursos extracurriculares, capacitações, graduações etc. Fale também sobre experiências profissionais, trabalhos voluntários e outras questões relevantes.

Aqui, a ideia é trazer basicamente um currículo, mas sem precisar se prender à estrutura formal e mais limitada utilizada no mercado. No portfólio, vale deixar a criatividade fluir para criar um documento que ajude a atrair interessados em seus serviços.

Qualifique-se constantemente

O portfólio deve ser atualizado com certa frequência para que se mantenha atrativo e traga sempre os seus melhores trabalhos. Afinal, a tendência é evoluir sempre, garantindo maior qualidade com o passar do tempo devido aos conhecimentos e experiências adquiridos.

E para ajudar a garantir um currículo de destaque, você pode investir nos cursos profissionalizantes da Crescer Sempre. São mais de 500 alunos qualificados para o mercado de trabalho anualmente por meio desses cursos.

Além de trazer conhecimentos teóricos e práticos relevantes, nossos cursos trazem módulos de marketing pessoal. Ou seja, você aprenderá diversas dicas importantes para ajudar no seu posicionamento profissional em busca de destaque no mercado.

Conseguiu aprender como montar um portfólio profissional? Seguindo essas dicas, você terá condições de desenvolver um documento atrativo e completo para atrair clientes e contratantes. Dessa forma, fica mais fácil encontrar oportunidades no mercado e traçar uma trajetória de sucesso na carreira.

Quer melhorar as suas qualificações profissionais? Conheça os cursos profissionalizantes da Crescer Sempre e desenvolva a sua carreira!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados