Procurar emprego: 6 passos essenciais para conquistar boas vagas

Vida Profissional
24 | 11 | 2021

Quem decide procurar emprego costuma se deparar com alguns desafios. Afinal, encontrar boas oportunidades não é uma tarefa fácil, especialmente em momentos de crise, como a gerada pela Pandemia. No entanto, isso não significa que não é possível encontrar uma boa colocação no mercado.

Embora surjam dificuldades, é possível superá-las seguindo alguns passos importantes e com um planejamento adequado. Assim, o ponto de partida é entender como se organizar para encontrar a vaga ideal de trabalho.

Você também tem essa dúvida? Neste conteúdo, listamos 6 passos fundamentais para conquistar boas vagas ao procurar emprego. Continue lendo e descubra quais são!

1. Crie um bom currículo

O ponto de partida na busca de boas vagas ao procurar emprego é ter um currículo bem estruturado. Ele deve trazer seus dados e esclarecer pontos relevantes, que mostrem sua capacidade para o cargo. Veja o que incluir no documento: 

  • dados pessoais e de contato — nome, idade, e-mail, telefone, endereço, etc.;
  • nível de escolaridade e cursos realizados, inclusive profissionalizantes, extensões, idiomas;
  • experiências anteriores, incluindo estágios, voluntariado, entre outras;
  • habilidades específicas que sejam relevantes.

Ainda, as informações devem estar claras, organizadas e apresentadas de forma objetiva. Esse cuidado é importante para facilitar a análise pelos recrutadores, além de ajudar a criar uma boa primeira impressão.

2. Entenda o que você procura em uma empresa

Para encontrar uma vaga alinhada ao seu perfil, você precisa saber o que procura realmente em uma empresa para trabalhar. Questões como cultura, valores, ramo de atividades e cargos que se ajustam às suas expectativas são importantes para direcionar as candidaturas.

Isso porque, a conquista de uma boa vaga também depende do seu alinhamento com as funções exigidas e com a rotina da empresa. E se tiver dúvidas sobre a companhia, vale pesquisar no site, procurar redes sociais e fazer buscas na internet para esclarecê-las. 

3. Invista em seu networking

O termo networking se refere a uma rede de contatos profissionais, que pode englobar colegas de escola, de cursos ou do trabalho, empregadores e outros profissionais. A ideia é ter pessoas para trocar experiências em um processo que beneficia todos os envolvidos.

A estratégia permite identificar oportunidades de emprego e, até mesmo, resultar na indicação para vagas, que podem ajudar a conquistar a colocação profissional desejada. 

Uma dica para isso é ter presença em redes sociais profissionais, como o LinkedIn, para estabelecer e manter conexões próximas. 

4. Estabeleça uma rotina para procurar emprego

A rotina é importante para diversas atividades, como os estudos e o trabalho. Porém, ela também se torna importante ao procurar emprego, principalmente porque é comum precisar lidar com outras responsabilidades ao mesmo tempo. 

Nesse sentido, vale a pena estabelecer um horário em cada dia para fazer buscas, enviar currículos, acompanhar contatos e realizar outras tarefas necessárias para tentar conquistar uma vaga. 

5. Peça ajuda para encontrar vagas

Mais um passo essencial é não ter medo ou vergonha de pedir suporte para encontrar boas oportunidades. Você pode acionar seus contatos e procurar pessoas conhecidas para perguntar se eles conhecem vagas disponíveis ou têm condições de auxiliar com indicações, por exemplo.

Eles também podem compartilhar publicações em redes sociais buscando colocação profissional e encaminhar oportunidades, caso encontrem alguma que se alinhe ao seu perfil. 

Outra possibilidade é cadastrar o currículo em sites especializados e processos seletivos abertos, disponibilizando seus dados para recrutadores. 

6. Aprimore conhecimentos e habilidades

Outro ponto importante é sempre buscar formas de aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Afinal, isso trará mais diferenciais para você enquanto profissional e candidato, e também te ajudará a se manter atualizado frente ao mercado de trabalho e conseguir qualificação para cargos cada vez melhores. 

Vale fazer cursos profissionalizantes, graduações, cursos técnicos, especializações, entre outros. O segredo para ter sucesso ao aplicar esse passo, é sempre buscar alternativas que se alinhem com seus objetivos de carreira

Além de seguir estes passos, não se esqueça de se manter persistente e otimista. É natural que leve um tempo para a oportunidade surgir, então mantenha o foco e dedicação às buscas para garantir a colocação profissional desejada.

E agora que você já sabe os 6 passos essenciais para procurar emprego, que tal aproveitar para conferir mais dicas sobre o assunto? Veja o nosso passo a passo sobre como montar um currículo de sucesso!

Leia também

Assuntos Relacionados