Projeto didático: o que é e como fazemos aqui na Crescer?

Estudo
13 | 04 | 2022

Você sabe o que é projeto didático? Ele serve como base para diversas atividades da instituição de ensino e tem um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos. Portanto, vale a pena entender mais sobre sua definição para saber como avaliar a escola dos seus filhos.

Contudo, nem sempre as pessoas têm conhecimento sobre essa proposta, seu funcionamento ou, até mesmo, sua relevância. Pensando nisso, preparamos este conteúdo explicando o que é esse conceito.

Continue com a gente e entenda o que é projeto didático, quais são suas características e como é a proposta da Crescer Sempre. Vamos lá?

O que é projeto didático?

O projeto didático é um tipo de planejamento escolar que envolve a criação de conteúdos a partir de uma situação problema. A ideia é estimular os alunos em relação ao aprendizado, levando-os a realizarem pesquisas ricas e aprofundadas sobre novos conteúdos, enquanto o professor atua como um guia.

Na prática, ele pode abordar diferentes temas, inclusive adotando estratégias interdisciplinares. Nesse caso, é preciso coordenar os conteúdos para eles serem trabalhados corretamente. Ademais, os projetos didáticos podem ser desenvolvidos do zero ou a partir de modelos predefinidos.

Durante a implementação do projeto, os alunos são apresentados à proposta, que pode ter perguntas específicas a serem respondidas. Elas são elaboradas visando aprofundar e restringir o tema que será pesquisado.

Depois, os alunos fazem atividades de pesquisa, considerando diferentes fontes e possibilidades para responder à situação problema. Tudo isso deve ser documentado, gerando um registro sobre as possíveis soluções. Por fim, os estudantes fazem uma apresentação, explicando toda a pesquisa, as respostas para as questões e o que foi aprendido na jornada.

Quais são as principais características de um bom projeto?

Um bom projeto didático deve ser estruturado de modo a organizar todas as ações e informações que devem fazer parte da atividade. Não existe uma fórmula exata que deva ser seguida, embora existam modelos e padrões habituais para isso. 

Veja os pontos mais comuns:

  • tema — é preciso delimitar o assunto que será estudado;
  • objetivo — traz a meta do projeto em relação à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos;
  • conteúdo — aborda o que os alunos já conhecem e o que precisam aprender durante o projeto;
  • tempo estimado — traz um cronograma de atividades e a data final do projeto;
  • recursos necessários — indica os materiais que devem ser usados, como as fontes de consulta;
  • formato das atividades — individual, em duplas ou em grupos;
  • critérios de avaliação — é importante definir como o desempenho do aluno será avaliado, além do peso da atividade no boletim.

Depois, ela deve passar por diversas etapas, que vão desde a apresentação da proposta, passando pela organização das horas dedicadas às atividades até a avaliação da participação dos alunos.

Como é o projeto didático na Crescer Sempre?

Sabendo mais sobre o projeto didático, fica mais fácil entender sua importância. Nesse sentido, vale a pena conhecer os diferenciais da proposta da Crescer Sempre. 

Somos uma Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos localizada em Paraisópolis, com uma estrutura de ensino voltada à comunidade. Para isso, a nossa proposta atua em 5 frentes:

Nosso ensino é pautado na construção do conhecimento com sentido e profundidade. Assim, os projetos didáticos são organizados para que as situações e problemas apresentados aos alunos articulem propósitos didáticos e sociais.

Também temos uma preocupação ampla em relação às necessidades dos alunos e necessidades da comunidade em toda a nossa proposta pedagógica. Por exemplo, o método integral do Ensino Médio foi resultado da identificação da necessidade de recuperar conteúdos das fases anteriores entre os alunos.

Ao mesmo tempo, trabalhamos também a transformação social, promovendo a diversidade, empatia e inclusão social, favorecendo a formação e o desenvolvimento dos alunos. Esses fatores estão presentes nos projetos didáticos, visando aprofundar e ampliar os aprendizados curriculares.

Viu como o projeto pedagógico é relevante? Então vale a pena conhecer as propostas da instituição de ensino ao matricular seu filho, a fim de garantir um alinhamento do que a escola oferece com suas expectativas e necessidades.

Se você quer saber mais sobre a Crescer Sempre, acesse o site para conhecer a nossa trajetória e diferenciais!

Banner com 3 imagens representando suas áreas de atuação e incentivando que você doe sua nota fiscal.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados