Jornada de histórias: explore a arte de ler e contar narrativas

Desenvolvimento Pessoal
24 | 01 | 2024

Existem várias formas de estimular o pensamento crítico. A leitura é uma das principais, porque é por meio dessa prática que você entra em uma jornada de histórias. Assim, consegue conhecer novas realidades e lugares — reais e ficcionais — por meio das narrativas.

Na prática, as histórias são capazes de transportar qualquer pessoa para outro lugar. Elas ajudam a estimular a criatividade, além de facilitarem a criação de argumentos eficientes e a construção de uma estrutura de pensamento lógica. Ainda trazem mais benefícios, como:

  • melhoria da concentração;
  • aumento da compreensão;
  • expansão do vocabulário.

Portanto, a arte de ler e contar histórias faz toda a diferença no desenvolvimento de um indivíduo. Neste conteúdo, abordaremos essa relevância e o que fazer para entrar nessa jornada. Acompanhe!

A importância da jornada de histórias para a humanidade

As histórias existem desde os princípios da humanidade. Primeiro, eram retratadas na forma de inscrições rupestres. Após, começaram a ser repassadas pela oralidade.

As narrativas foram criadas nesse contexto, já que serviam para transmitir conhecimentos por meio da conversa.

Aos poucos, a jornada de histórias ultrapassou a oralidade e passou a ser enriquecida pelo figurino, pelo palco, pela música e por outros elementos visuais e sonoros. Isso ajudou a envolver os espectadores e fortaleceu a prática ao longo do tempo.

Com a possibilidade de imprimir livros, que popularizou o acesso a esse recurso, histórias e lendas podiam ser registradas. Dessa forma, as narrativas permitiram:

  • divulgar os aprendizados em diferentes áreas do conhecimento;
  • preservar a memória;
  • compartilhar a cultura e a religiosidade;
  • fomentar o entretenimento;
  • expressar as emoções e as impressões.

Tudo isso fortaleceu o papel do contador de histórias. Qualquer pessoa pode internalizar esse personagem e contribuir para a construção da sua identidade e da coletividade.

Atualmente, é ainda mais fácil exercer esse papel devido à tecnologia. O cinema é um dos meios mais relevantes, já que sua função é, basicamente, contar histórias diferentes.

No entanto, até as redes sociais contribuem para essa finalidade. Os recursos em vídeos, especialmente os stories, reels e tik toks, trazem narrativas. Algumas são puro entretenimento, outras são reflexões sérias. Independentemente do caso, essa é uma forma de remontar ao período antigo.

Se no começo da humanidade as pessoas se reuniam ao redor da fogueira para contar crônicas e mitos, hoje estão nas redes sociais. No entanto, elas ainda se reúnem em grupos com interesses em comum e transmitem seus conhecimentos e experiências.

Ou seja, a passagem da humanidade continua sendo baseada nas jornadas de histórias. Esse é um ponto fundamental, uma vez que permite que os indivíduos se desenvolvam de diferentes maneiras.

Assim, o hábito de ler é uma das atividades para o desenvolvimento infantil e fortalecimento do conhecimento em outras épocas da vida.

A necessidade de desenvolver um olhar crítico e analítico pelas histórias

A contação e a leitura de histórias são atitudes fundamentais para quem deseja desenvolver o pensamento crítico. Afinal, ter esses hábitos ajuda a adquirir informações, estimula a pensar nos assuntos que estão sendo lidos e contribui para a formação de opinião.

Ou seja, a arte de ler e contar histórias proporciona novas ideias e avalia informações com criticidade. Além disso, cria conexões com novos conceitos e contribui para o raciocínio e melhoria da memória.

Como isso influencia a sua vida pessoal e profissional? Basicamente, esse é um estímulo à criatividade e à expressão oral. Assim, as habilidades socioemocionais e cognitivas são desenvolvidas da melhor forma possível, especialmente se o hábito da leitura for complementado com discussões.

Isso ajuda na argumentação, que serve tanto para os estudos e as relações interpessoais quanto para o mundo corporativo. Ou seja, você consegue defender uma ideia de forma adequada, apresentando os pontos positivos e como ela contribuirá para determinada iniciativa.

Além disso, no mundo dos negócios, a arte de um storytelling bem feito pode alavancar campanhas de marketing, anúncios e até mesmo vendas.

Portanto, é essencial estimular esse hábito nas crianças com a literatura infantojuvenil. Afinal, esse é o melhor caminho para levar ao desenvolvimento de um indivíduo completo.

Assim, a jornada de histórias é fundamental para o ser humano para conquistar experiências e habilidades críticas necessárias.

O curso Jornada de História, da Crescer Sempre

Apostando no desenvolvimento integral dos indivíduos, o curso Jornada de História, da Crescer Sempre, leva ao estudo, reflexão e prática da leitura e da contação de histórias. Visando capacitar mediadores de leitura, as aulas também contribuem com:

  • resgate do prazer da narrativa oral e da leitura;
  • desenvolvimento do pensar e da escuta;
  • ativação da expressão oral e da criatividade.
  • divulgação da biblioteca como espaço de leitura e estudo para a comunidade em que está inserida;
  • disponibilização do acervo de títulos para o público.

As aulas são voltadas para agentes comunitários, educadores e qualquer pessoa com mais de 18 anos interessada na arte de ler e contar histórias.

Os módulos abrangem vários conhecimentos e trazem uma formação completa, complementada com um certificado ao final. Assim, tratam da importância das histórias, assim como as experiências e o desenvolvimento de habilidades na arte de contar.

Além disso, o curso sobre a jornada de histórias é totalmente gratuito. Assim, vale a pena se informar para se especializar e ter um contato ainda maior com uma vivência que faz parte do ser humano e de suas principais habilidades.

Então, que tal participar? Atente-se às datas de inscrição nas redes sociais da Crescer Sempre!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados